Extensão

Verão Unesc reforça cuidado e prevenção
na orla de Balneário Rincão

Ação da manhã deste sábado (10/1), reuniu atividades de saúde, esporte e o Programa Golfinho em parceria com o Corpo de Bombeiros. (Fotos: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc)

A manhã deste sábado (10/1) marcou mais uma ação do Verão Unesc na orla de Balneário Rincão, com atividades voltadas à promoção da saúde, lazer, esporte e educação. Um dos destaques da programação foi o Programa Golfinho, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, voltado à orientação de crianças sobre segurança em ambientes aquáticos.

A iniciativa integrou uma estrutura montada à beira-mar, que reuniu serviços gratuitos e atividades abertas à comunidade. Ao longo da manhã, o público teve acesso à aferição de pressão arterial, testes de glicose, orientações em saúde, além de aula de ritmos, surf e práticas esportivas como vôlei, futebol, futmesa, entre outros.

A programação do Verão Unesc na orla ocorre, durante o mês de janeiro, aos sábados e domingos, das 9h às 13h, fortalecendo a presença da Universidade junto à comunidade durante a temporada de verão no litoral Sul.

Integração entre Universidade, lazer e cuidado

A reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, salienta que o Verão Unesc representa a essência da Universidade Comunitária ao levar conhecimento, cuidado e acolhimento para além do campus. “A iniciativa aproxima a Universidade das pessoas, promove saúde, bem-estar, esporte, cultura e reforça o compromisso da nossa Instituição com a comunidade em espaços abertos e acessíveis. Quando unimos educação e prevenção, ampliamos o impacto social das ações. O Programa Golfinho é uma iniciativa que salva vidas, forma consciência e dialoga diretamente com o papel da Unesc de contribuir para uma sociedade mais segura e responsável”, afirma.

Prevenção como foco do Programa Golfinho

Criado em 1998, o Programa Golfinho surgiu a partir da preocupação com os altos índices de afogamento envolvendo crianças. Conforme o subtenente do Corpo de Bombeiros Militar, Renato Bonelli Bitencourt, a proposta vai além das orientações na praia, tendo como foco principal a prevenção de afogamentos. “Trabalhamos com crianças de 7 a 11 anos de idade e ensinamos o comportamento adequado em ambientes aquáticos, não apenas no mar, mas também em rios, lagoas, piscinas, cachoeiras e represas”, explica.

Durante as atividades, as crianças aprendem a identificar as condições do mar por meio das cores das bandeiras, reconhecem áreas de risco, como locais com correntes de retorno, e recebem orientações sobre segurança em dias de trovoada ou temporal. “Também abordamos noções de meio ambiente e convivência segura com a natureza, sempre de forma lúdica, com aprendizado por meio de brincadeiras. Desde o início do projeto, a taxa de mortes por afogamento entre crianças dessa faixa etária diminuiu significativamente. Elas ficam mais conscientes dos riscos e mais cuidadosas”, salienta.

“A Unesc cede espaço, ajuda na divulgação e está conosco todos os anos. Muitas dessas crianças podem ser futuros estudantes da Universidade, então é uma semente plantada”, acrescenta Bonelli.

Além das orientações, as crianças tiveram contato com o mar, assistiram a simulação de um resgate e, para finalizar, receberam certificados e o tradicional batismo do Corpo de Bombeiros.

Container e Biblioteca de Verão

Além das ações na orla durante as manhãs, o Verão Unesc possui o Container da Universidade como ponto central de atendimento e informações. O espaço funciona das 16h às 22h, oferecendo orientações sobre cursos, realização de matrículas, esclarecimentos sobre o programa Universidade Gratuita e demais oportunidades institucionais.

Outro destaque é a Biblioteca de Verão Unesc, um ponto de troca de livros para incentivar a leitura durante a temporada. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *