
A Unesc e o Bairro da Juventude promoveram nesta quinta-feira (6/11) a terceira edição do Concurso Acadêmico “Chefs do Bairro”. O evento, que integra o projeto de Extensão “A gastronomia na educação de jovens como fator de inclusão social”, desafiou alunos do curso de Cozinha Industrial a criarem pratos autorais com milho e mandioca, ingredientes típicos da região.
“O mercado hoje busca sustentabilidade e identidade, e é isso que estamos incentivando: formar profissionais que saibam valorizar o que é nosso”, afirma o professor Lucas Fabricio de Souza Firmino, coordenador do projeto. As receitas premiadas serão publicadas em um ebook com as melhores criações dos estudantes.
Entre os pratos apresentados estavam carne de panela com creme de milho, vaca atolada, escondidinho, feijão tropeiro e “caldo de kenga”. O júri, composto por professores e chefs, avaliou critérios como sabor, técnica e adequação ao tema.
“Essa parceria permite que nossos acadêmicos atuem como mentores, reforçando o
aprendizado de todos os envolvidos”, destaca o professor Marco Antonio da Silva, coordenador do curso de Gastronomia. O projeto conta com apoio de acadêmicos e professores dos cursos de Gastronomia, Turismo e Nutrição.
“Ficamos impressionados com a seriedade e o empenho dos alunos do Bairro”, complementa o professor Mauro Fontana, do curso de Gastronomia da Unesc e membro do júri. A organização reconheceu a equipe do Bairro da Juventude pelo sucesso da iniciativa.
O projeto é vinculado ao Edital n. 209/2025 da Propiex/Unesc











