
Entre braçadas e aplausos, o fim de semana foi de superação e celebração nas piscinas da Unesc. O 13º Desafio 24 Horas de Natação mobilizou 63 nadadores, de adolescentes a idosos, em uma verdadeira maratona aquática.
Durante 24 horas ininterruptas, os participantes percorreram juntos 311 quilômetros, em um evento que uniu prática esportiva, bem-estar e integração comunitária. “Correu tudo da melhor forma possível. Nós tivemos 63 nadadores, desde idosos, adolescentes e adultos. Iniciantes, pessoas intermediárias e avançados. Também tivemos paratletas que participaram. E quando eu vejo os estudantes, os adultos, pessoas de 60, 70 anos nadando, é uma satisfação muito grande. Só agradecer e que venha o próximo”, destacou o professor e idealizador da iniciativa, Luciano Acordi.
O Desafio é promovido pelo Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados (GPEAA), em parceria com o setor de Esportes e a Diretoria de Extensão da Universidade. Criado no curso de Educação Física, o grupo desenvolve projetos voltados à saúde física e mental de pessoas de diferentes faixas etárias, com estudos sobre doenças como diabetes, hipertensão, depressão e TDAH.
“Tivemos a participação de diversos cursos da Unesc. Os acadêmicos nos ajudaram e a cada ano tem abrilhantado mais o evento. Nós tivemos, além do curso de Educação Física, que sempre está conosco, acadêmicos da Psicologia, analisando a saúde mental dos nadadores. Tivemos acadêmicos do curso de Fisioterapia, fazendo a recuperação dos nadadores. Depois tivemos acadêmicos da Nutrição, da Medicina, do Direito. A Unesc nos ajudou muito, fomentando o evento em uma coisa maior”, enalteceu Luciano. 
A 13ª edição do Desafio trouxe uma novidade: a prova da Majestade, uma competição contrarrelógio de aquathlon dividida em três horas — uma de natação, uma de corrida e mais uma de natação.
O título de rei ficou com Gianluca Damiani, formado em Administração, que percorreu 16.500 metros. “Me surpreendeu, entrei para brincar, participar, não era nada competitivo, até porque o clima aqui é muito amigável, um apoiando o outro e ainda por consequência veio o título”, contou. “Vejo essa competição como algo que envolve toda uma família, todo um grupo, em prol da saúde e o preparo físico do pessoal”, completou.
Já a rainha da prova foi Isabela Aguiar, acadêmica da quarta fase do curso de Educação Física, que atingiu 12.400 metros. “Eu acho que essa competição é muito importante, principalmente para incentivar a prática esportiva das pessoas, tanto a corrida quanto a natação. E eu estou muito feliz de ter ganhado. Espero estar de volta no que vem para aumentar ainda mais a quilometragem”, afirmou.
O Desafio contou com seis equipes. Os iniciantes nadaram entre 500 e 1.500 metros por hora; os intermediários, 1.500 a 3.000 metros; os avançados, de 3.000 a 4.000 metros; e os atletas de performance superaram os 4.000 metros por hora. “Essa prova é um desafio maravilhoso para a cidade, para o Sul de Santa Catarina. São duas horas de natação para cada atleta, é uma distância razoável, considerável. Isso aí se equipara às competições que têm de triathlon e de águas abertas no Brasil. Então, além de ser um desafio fantástico para a região, também serve de preparação para as outras provas no Brasil todo”, avaliou Luiz Augusto Rodrigues Vieira, representante da equipe de Triathlon do Mampituba.
O evento teve o apoio da Mais Doce Confeitaria e Lanchonete; e Cantinho da Gula.
Resultados
Prova da Majestade
Rei Gianluca Damiani (Unesc) – 16.500 mil metros.
Rainha: Isabela Aguiar (Unesc) – 12.400 metros
Equipes – Categoria Saúde
1º – Propulsão Aquática (63.125metros)
2º – Nadolu Academia (62.200 metros)
3 – Unesc/Cassiano (55.075 metros)
Equipe – Categoria Performance
1º – Mampituba/Triathlon (77.275 metros)
Individual – Categoria Saúde Masculino
1º – Arthur Helbert (Unesc) – 5.600 metros
2º – Bruno Vito (Unesc) – 5.325 metros
3º – Fabiano Boerger (Nadolu) – 5.300 metros
Individual – Categoria Saúde Feminino
1º – Daiana Alvez Spillere (Nadolu) – 5.325 metros
2 – Enmili Barata (Nadolu) – 5.150 metros
3º – Juliana da Silva Demos (Mampituba) – 5.000 metros
Individual – Categoria Performance Masculino
1º – Nicolas Fonseca (Propulsão Aquática) – 8.525 metros
2º – Cassiano Benedetti (Unesc) – 7.700 metros
3º – Nicollas Leandro (Mampituba) – 7.475 metros
Individual – Categoria Performance Feminino
1º – Tassia Burigo e Silva (Mampituba) – 6.250 metros.
Texto: Thiago Oliveira/Especial/Agecom
































































































































































































