
O curso de Nutrição da Unesc promoveu, na tarde de quarta-feira (22/10), encontro em alusão ao Outubro Rosa, mês que marca a luta contra o câncer de mama e colo do útero. A iniciativa teve o objetivo de conscientizar o público sobre a importância de manter uma alimentação saudável como forma prevenção ao surgimento da doença.
Além de incentivar o consumo de produtos orgânicos, o evento também alertou sobre os riscos dos alimentos ultraprocessados. “Hoje temos estudos suficientes para comprovar que quanto maior o nível de processamento do alimento, maior é o risco de desenvolver câncer. Diminuir ou até interromper o uso desses produtos na dieta é um dos primeiros passos para diminuir as chances de desenvolver a doença. Como o próprio nome já diz, são produtos, não alimentos”, afirma o professor do curso de Nutrição, Patrick Silva da Rosa.
Estiveram presentes também, Isadora Martins Dal Pont, Isabela Sorgetz da Silva, Caroline Machado Burigo, Natália Terezinha Paulo Figueredo, Carolaine Borges e Fernanda Rodrigues Pizzetti, acadêmicas de Nutrição, além das professoras Alessandra Zanette Guise Frassetto e Rita Ribeiro.
“Nosso principal objetivo hoje é trazer essa reflexão sobre os benefícios da alimentação saudável para o público feminino e o quanto isso fortalece a prevenção”, afirma a futura nutricionista, Fernanda Pizzetti, que está na 6ª fase do curso. “Precisamos lembrar que o câncer de mama representa quase 30% de todos os casos da doença entre as mulheres”, conclui Fernanda.
A ação integra a agenda de atividades alusivas à campanha Outubro Rosa junto à Diretoria de Extensão da Universidade.










