
A Semana da Ciência e Tecnologia (SCT) da Unesc recebeu nesta terça-feira (21/10) a oficina “Afro Design – Estéticas Africanas e Afro-brasileiras na Construção de Design de Superfícies”. Ministrada pelos acadêmicos do curso de Design de Moda, Vanessa Andrade e Mateus Euzébio, a atividade teve como objetivo difundir conhecimentos sobre tecidos africanos, tipologias e aspectos culturais.
A oficina reuniu termos técnicos, visuais e conceituais relacionados à matriz africana, promovendo letramento cultural por meio do design. Segundo Mateus, a iniciativa busca valorizar e divulgar saberes tradicionais esquecidos, integrando-os às práticas contemporâneas de criação.
A atividade integra as ações do projeto de Extensão coordenado pelo professor João Luís Reith, coordenador do curso de Design, e pela professora Normélia Ondina Lalau de Farias, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Unesc. “A cultura africana se faz desconhecida na nossa região direta e indiretamente. E uma das melhores manifestações culturais e que carrega esse legado são exatamente os tecidos e suas estampas”, explica João.
A oficina representou mais uma etapa do projeto que vem desenvolvendo diversas ações de valorização da cultura africana e afro-brasileira no âmbito acadêmico, abrindo espaço para novas iniciativas que conectem tradição e inovação no design.
SCT 2025
A 16ª Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) da Unesc segue até o dia 25 de outubro, com uma ampla programação voltada à ciência, inovação e sustentabilidade. Neste ano, o tema é “Planeta Água – A cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, em sintonia com o movimento nacional.
O evento conta com o patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A programação completa está disponível no site unesc.net/sct2025.