
Os alunos do curso de Mecânica Geral do Bairro da Juventude, foram acolhidos nesta terça-feira (14/10), pela Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext), no campus da Unesc, em um espaço de acolhimento, escuta e reflexão sobre saúde mental, autoestima, bem-estar emocional e convivência saudável.
A acadêmica da décima fase do curso de Psicologia, Cristiane Schmitt, foi quem conduziu a conversa sobre o tema escolhido pelos jovens de 16 a 18 anos, integrantes do curso, que participam do grupo de Interesse Coletivo dos Adolescentes da instituição social.
O encontro, intitulado “Ação Juventude em Movimento: Saúde Física e Bem-Estar”, do Projeto Acolher, foi realizado na sala 102 do Bloco P. “Abordamos neste bate papo sobre a saúde mental, como nos sentimos fisicamente no nosso dia a dia. É um momento para identificar as emoções e como elas afetam a nossa rotina. Essa fase da adolescência mudou muito nos últimos 25 anos. Hoje o jovem está diferenciado, influenciado pelas redes sociais, que gera ansiedade. Nem tudo que vemos nas redes sociais é parâmetro para a nossa felicidade”, explicou Cristiane.
Para a assistente social do Bairro da Juventude e do projeto Gerar, em parceria com o Instituto Cooperforte, Fernanda Vargas, o assunto vai de encontro às necessidades dos alunos. “Estamos felizes porque foi uma escolha do grupo e a Unesc, por meio da Diretoria de Extensão, prontamente atendeu a nossa solicitação. Trabalho com eles, em parceria com as psicólogas Alessandra Felisberto e Ariélly Fidelis, e em geral sempre falamos sobre saúde mental e bem-estar. Esta conversa na Universidade é um espaço de acolhimento, reflexão e suporte psicológico, para que os nossos alunos possam ter uma vida tranquila e levar esses ensinamentos para toda a vida”, comentou a assistente social.
Iniciativa integrou momentos de reflexão
Como parte da “Ação Juventude em Movimento: Saúde Física e Bem-Estar”, foi realizada ainda no mesmo dia (14/10) uma atividade prática das 13h30min às 14h30min, na sala de dança do Complexo Esportivo da Unesc. A ação foi dividida em dois momentos: um teórico, que abordou conceitos de atividade física, benefícios da prática regular e estratégias para redução do sedentarismo; e outro prático, com alongamento dinâmico, atividades rítmicas, aula de step e relaxamento.
As atividades foram desenvolvidas pelos profissionais de Educação Física e residentes em Saúde Mental, Atenção e Reabilitação Psicossocial do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Unesc, Ana Luiza Escobar, Maurício Fagundes e Dalvana Cabral.