
Acampanha Setembro Amarelo segue mobilizando a Unesc em ações de reflexão e acolhimento. Na noite desta terça-feira (23/9), o Auditório Edson Rodrigues recebeu a roda de conversa “Trabalho, Rotina e Autocuidado: Reflexões sobre Equilíbrio Emocional”. A atividade, conduzida pelos psicológicos André Crescêncio de Souza e Natália Borges Eliseo, reuniu acadêmicos em um espaço de escuta e diálogo sobre os desafios da vida contemporânea e a importância de reservar tempo para o autocuidado.
A programação é promovida pela Universidade, por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, o Programa Acolher e o curso de Psicologia, reforçando o compromisso institucional com a saúde mental e a valorização da vida.
“O curso de Psicologia está engajado em diversas ações em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental. Essas iniciativas, realizadas tanto dentro quanto fora da Universidade, reforçam o nosso compromisso em promover o cuidado integral da comunidade acadêmica e da sociedade em geral. Com uma Instituição que conta com 1,7 mil colaboradores e mais de 17 mil acadêmicos, a importância de abordar temas relacionados à saúde mental torna-se ainda mais evidente”, enfatiza a coordenador do curso de Psicologia da Unesc, Rosimeri Vieira da Cruz de Souza.
“O Setembro Amarelo é uma oportunidade valiosa para ampliar o diálogo sobre prevenção, conscientização e acolhimento, e o curso de Psicologia se coloca na linha de frente dessa mobilização, contando com psicólogos do Programa Acolher, a Clínica Escola de Psicologia, e com a participação ativa do Centro Acadêmico, que envolve os estudantes nesse processo”, acrescenta.
O ciclo de encontros iniciou na segunda-feira (22/9), com a roda de conversa “Saúde Mental e Vida Acadêmica: Estratégias de Enfrentamento de Estresse e Ansiedade”. A proposta trouxe reflexões práticas sobre como lidar com as pressões da vida universitária, conciliando estudos, rotina e bem-estar.
Já nesta quarta-feira (24/9), o tema em debate será “Redes de Apoio e Acolhimento: Fortalecimento dos Vínculos e Divulgação dos Serviços Institucionais”, também às 19h30, no mesmo espaço. A atividade encerra a programação, com o objetivo de valorizar a importância dos vínculos sociais e divulgar os serviços de apoio disponíveis dentro e fora da Unesc.
“O cuidado com a saúde mental é responsabilidade de toda a comunidade e a universidade segue empenhada em promover espaços de escuta e apoio para seus estudantes, colaboradores e para a sociedade em geral”, finaliza Rosimeri.