
O sábado (13/9) de sol e clima ameno em Criciúma e região foi de muito estudo para a turma da Escola de Lideranças da Unesc. O projeto de Extensão da Universidade que oferece capacitação gratuita a lideranças de bairros do município reuniu aproximadamente 30 pessoas desde cedo para aulas e trocas de conhecimento sobre duas temáticas: o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (Suas). Os ministrantes das aulas do dia foram os professores Jacks Soratto e a assistente social, Fernanda Vargas, divididos em dois períodos.
Os participantes, que são lideranças de diversos bairros de Criciúma e representantes de instituições de ensino, assim como forças de segurança, aprenderam sobre a história do surgimento do SUS como forma de entender melhor o completo objetivo do Sistema e refletir sobre sua importância. “Costumamos dizer que o SUS, o maior sistema de saúde do mundo, não foi criado, ele foi conquistado e até hoje usufruímos desse resultado. Com muito a ser aperfeiçoado e melhorado na execução, é claro, mas temos neste Sistema uma referência internacional e uma segurança sem tamanho”, destacou Jacks.
Em ambos os momentos a turma participou ativamente nas discussões propostas, colaborando com exemplos, perguntas e colocações. “Ao conhecer mais sobre o Suas, as lideranças estarão ainda mais preparadas para orientar as comunidades sobre a utilização de equipamentos como os Centros de Referência de Assistência Social e os Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), assim como identificar situações de vulnerabilidade de forma a dar os melhores encaminhamentos”, destacou Fernanda.