
A noite desta quarta-feira (3/9) foi marcada pela cultura, música e dança no campus da Unesc, durante a realização da Mateada Universitária. O evento reuniu a comunidade acadêmica para o início das celebrações das tradições gaúchas, com chimarrão, integração e apresentações artísticas.
O destaque da programação foi a apresentação do Grupo Sou Fandangueiro, que encantou o público com danças típicas, resgatando a força e a beleza da cultura gaúcha. A animação ficou ainda mais completa com a apresentação do gaiteiro Felipe Dalló.
Para Cleusa Arrial, incentivadora da cultura gaúcha na região, a Mateada Universitária representa um movimento importante de valorização e integração, sendo importante momento para divulgação da Festa Farroupilha, evento que também tem o objetivo de valorizar as tradições gaúchas, marcado para os dias 20 e 21 de setembro, no Parque das Nações.
“Estamos tentando trazer a cultura para dentro do meio acadêmico, para dentro da Universidade, que já é um polo cultural. É uma forma de convidar o público jovem a se aproximar e reconhecer a importância das tradições. Afinal, toda arte é conectada”, destacou.
Conforme a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Sheila Martignago Saleh, ainda em celebração à tradição gaúcha, a Unesc promoverá no mês de setembro, em data a ser confirmada, mais um evento cultural com danças gaúchas no campus, desta vez no palco do Quintas Culturais.
“Esse foi um primeiro momento de celebração, que terá continuidade nas próximas semanas. A Unesc faz questão de promover esse tipo de encontro que valoriza as tradições e a história do povo gaúcho, já que esta cultura também está intimamente ligada à nossa região”, apontou.
O encontro desta quarta-feira contou ainda com distribuição gratuita de erva-mate.