
Professoras de Artes de Criciúma e região vivenciaram recentemente uma experiência única no universo da cerâmica, em uma oficina conduzida pela artista Simone Milak. A atividade foi promovida projeto de formação continuada “Arte na Escola” – polo Unesc, e reuniu educadoras de escolas públicas e particulares, além de uma arquiteta, que se somou ao grupo no desafio de produzir peças em argila.
Durante o encontro, as participantes puderam experimentar técnicas tradicionais da cerâmica, como o acordelado (rolinho) e a placa com impressões de elementos da natureza. O resultado do trabalho coletivo foi a criação de duas peças: uma xícara e um suporte de prato.
A proposta, além de proporcionar contato direto com os processos de modelagem e produção artesanal, busca ampliar repertórios criativos que podem ser aplicados em sala de aula junto aos estudantes da Educação Básica. “A experiência com a arte nos move a produzir artisticamente e nos motiva a sermos mais críticos e criativos em nossas práticas docentes”, destacaram as participantes.
O grupo já tem um segundo encontro marcado para o dia 4 de outubro, quando as peças receberão acabamento final em uma aula sobre esmaltação. Serão exploradas técnicas de imersão, pincel e baixo vidrado, aprofundando ainda mais o aprendizado.
O Arte na Escola Polo Unesc é coordenado pelos professores Luiz Gustavo Bieberbach Engroff e Silemar Silva, com apoio da estagiária Taciana B. Cesconetto. O programa abre convite ao público em geral — professores, acadêmicos e interessados em trocar experiências sobre arte e seu ensino — para participar das atividades. A participação é gratuita e garante certificado ao final de 2025.
Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram @artenaescola.unesc, pelo e-mail artenaescola@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-2555.