
Um espaço de convivência, criatividade e expressão pessoal. É com esse propósito que a Unesc realiza a Oficina de Velas Artesanais, atividade que reúne a comunidade em geral em encontros semanais, nas segundas, terças e quartas-feiras, ao longo de quatro meses, no Bloco L, da Instituição, e de forma gratuita.
A proposta, organizada pela Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, tem como objetivo estimular a autoestima, o autoconhecimento e a interação social entre os participantes, mostrando como a arte pode ser um caminho de transformação pessoal e coletiva.
A atividade é conduzida por Cristiane S. Testoni, que há 26 anos se dedica à arte de confeccionar velas. Na primeira aula do grupo, realizada nesta segunda-feira (25/8), ela compartilhou sua trajetória e técnicas, incentivando cada participante a transformar sentimentos em peças criativas e únicas.
“A oficina incentiva o autoconhecimento, a expressão emocional, a integração social e o bem-estar, fortalecendo as habilidades criativas de cada participante. Ao mesmo tempo, abre portas para novas fontes de renda e oportunidades de negócios, especialmente para quem busca no artesanato um caminho de realização pessoal e profissional”, disse Cristiane.
Entre os participantes está Natália Pimenta, acadêmica do curso de Nutrição da Unesc, que já havia encontrado no crochê uma atividade rentável e prazerosa. “Eu trabalho com o crochê há um ano e meio e resolvi vender o que faço neste ano. Agora, com a técnica de velas, quero também produzir velas artísticas, pintar e vender. É um presente único”, destaca Natália.