Extensão

Escola de Lideranças Comunitárias promove aulas sobre Engenharia Civil e Direito Ambiental em Criciúma e Araranguá

O encontro de Criciúma teve como tema A Engenharia Civil na Nossa Vida: Transformando o Mundo ao Nosso Redor. (Foto: Divulgação)

A Escola de Lideranças Comunitárias segue fortalecendo a formação de lideranças na região Sul, conectando teoria e prática em encontros que estimulam o protagonismo social e a transformação dos territórios. No sábado (16/8) ocorreu a quarta aula da Escola de Criciúma, com o tema “A Engenharia Civil na Nossa Vida: Transformando o Mundo ao Nosso Redor”. A atividade foi conduzida por uma doutoranda vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PGCEM) da Unesc, que trouxe reflexões sobre como a Engenharia Civil impacta o cotidiano e contribui para o desenvolvimento sustentável das comunidades.

Na semana anterior, foi a vez do Campus Araranguá sediar a terceira aula da iniciativa. A formação foi ministrada pela mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Roberta Rocha Inácio Matos, também bacharel em Direito e 1ª Sargento da Polícia Militar Ambiental.

Com o tema Direito Ambiental para todos: O que é crime, o que é infração e por que isso importa. O papel da comunidade na proteção da Mata Atlântica a aula promoveu reflexões sobre a legislação ambiental e a responsabilidade coletiva na preservação do meio ambiente.

Ao final, Roberta conduziu uma dinâmica participativa que reforçou a ideia de que cada cidadão é um super-herói na defesa da natureza.

Com uma metodologia baseada em oficinas, vivências e atividades práticas, a Escola de Lideranças Comunitárias busca aproximar os conteúdos da realidade dos participantes, fortalecendo competências voltadas à construção de soluções coletivas e alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *