Extensão

Unesc cresce 250% nas ações de Extensão
e amplia impacto social e acadêmico

Em 2024, a Universidade desenvolveu 523 projetos e beneficiou 11  mil pessoas, o que reafirma o compromisso com a transformação social e a integração entre Ensino, Pesquisa e a realidade comunitária. (Fotos: Daniela Savi e Arquivo/Agecom/Unesc)

As ações de Extensão da Unesc cresceram mais de 250% no número de pessoas beneficiadas entre 2017 e 2024. O avanço expressivo reflete a consolidação desses projetos como eixo fundamental da Universidade, que promove a integração entre Ensino, Pesquisa e a realidade social. Os dados refletem não apenas o alcance, mas também a qualificação do trabalho desenvolvido. O impacto positivo dos projetos desenvolvidos pela Universidade foi celebrado nesta sexta-feira (2/5), Dia da Extensão.

Confira a galeria de imagens das comemorações do Dia da Extensão neste link

Desde 2008, os projetos de Extensão vinculados a editais internos da Unesc cresceram 51,6%, com a participação da comunidade acadêmica subindo de 45,7% para 51,6%. Além disso, os fomentos destinados às iniciativas de Extensão, via editais internos, tiveram elevação de 38,5%, demonstrando o fortalecimento do apoio institucional e a valorização da atuação extensionista.

“A Unesc oferece vivências práticas que vão além do Ensino, enfrentando problemas sociais com o objetivo de promover a cidadania e o bem-estar coletivo. A Extensão é a dimensão acadêmica que reforça a nossa relação com a comunidade. A história da Unesc está intrinsecamente conectada a esse contexto”, ressalta a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Interação com a comunidade

A Extensão da Unesc é um processo contínuo de interação com a comunidade, que transforma realidades, promove inclusão e aprimora o ensino-aprendizagem. As iniciativas são espaços de formação prática, que oportunizam que os acadêmicos coloquem em ação os conhecimentos adquiridos em sala de aula e aos professores conectarem a Pesquisa com necessidades sociais concretas.

“Essa integração entre Universidade e sociedade, por meio de práticas educativas, culturais e científicas, contribui para a formação de profissionais mais sensíveis às demandas sociais, éticos e preparados para atuar com responsabilidade em diferentes contextos. Ao mesmo tempo, a Universidade cumpre com seu compromisso de devolver à sociedade os frutos do conhecimento gerado em seus espaços acadêmicos”, salienta a reitora.

A evolução dos indicadores de Extensão da Unesc, ao longo dos últimos anos, evidencia um projeto institucional sólido, comprometido com a transformação social e com a qualidade da formação universitária. 

“A Unesc é feita pelas pessoas, que são seu maior patrimônio. Embora a estrutura se desgaste, o legado humano permanece. A nossa Universidade foi criada em 1968 para transformar a região e  fizemos isso também pela Extensão, que é o contato direto com a comunidade. Os docentes têm por trás deles um quantitativo expressivo de estudantes que fazem com que os mais de 200 projetos mantidos com recursos próprios da Universidade alcancem todo o Sul de Santa Catarina. Para nós, é motivo de alegria tê-los conosco na sociedade. Sem eles, a Extensão não teria nenhum sentido, pois pensam nos projetos, estruturam a ideia, dialogam com as comunidades e constroem este legado”, salienta a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes.

“Trabalhamos na educação, na saúde, na ciência e na tecnologia em todas as áreas do conhecimento para entregar o melhor para as pessoas e eu não tenho dúvida que estamos no caminho certo. Assinalo que somos a única Universidade da região Macrosul catarinense, pois entregamos Ensino, Pesquisa e Extensão. O nosso compromisso é oferecer uma formação integral aos nossos estudantes. Se nós não disponibilizarmos Ensino, Pesquisa e Extensão, não seremos reconhecidos como Universidade pelo Ministério da Educação.  E isso precisa ser respeitado e dito. Todo o recurso arrecadado é devolvido para a comunidade, por isso temos uma educação de excelência. Retire esta Universidade da região e veja o que seria. Este patrimônio é da região e precisa ser protegido”, acrescenta.

Confira também:

Unesc celebra o Dia da Extensão com números impressionantes e ações transformadoras para a comunidade

Impacto comprovado

Em 2024, a Unesc realizou 523 projetos de Extensão e 380 ações comunitárias, envolvendo 68 mil pessoas e beneficiando diretamente mais de 11 mil. Os números refletem a verdadeira essência da Instituição, que vai além dos muros acadêmicos para promover uma troca contínua de saberes e gerar mudanças reais e duradouras nas comunidades. Este impacto positivo é comprovado por quem está nos bairros e percebe a presença da Instituição diariamente.

“Para nós é um orgulho ter a Unesc em nossa cidade e região. Quem não tem um familiar que não foi auxiliado pela Unesc, seja por uma consulta, um medicamento, no jurídico, ou em outra ação. Por isso, falar da Unesc é muito fácil, pois ela contribui com o desenvolvimento de Criciúma e do Sul catarinense. Eu tenho orgulho da Unesc. Somos testemunhas de muitas pessoas que foram acolhidas pela Universidade”, salienta o presidente da União das Associações de Bairros de Criciúma (UABC), Gentil Francisco.

Atualmente são mais de 200 projetos em andamento com participação ativa de 290 acadêmicos bolsistas. Em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), as iniciativas têm como missão contribuir para um futuro mais justo, sustentável e inclusivo. 

“A Extensão da Unesc é um processo e prática educativa, cultural e científica que se integra ao Ensino e a Pesquisa ao viabilizar a relação transformadora entre a Universidade, a sociedade e o retorno da aplicação desses aprendizados para a melhoria da prática acadêmica de estudantes e professores”, comenta a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Sheila Martignago Saleh.

Encanto para quem chega

O Dia da Extensão foi encerrado com palestra e aula inaugural das Escola e Lideranças, comandada por Túlio Souza que, ao visitar o campus, se encantou com tudo o que viu. “Não tenho palavras. Estou impactado pelo trabalho desempenhado na Unesc, por esta maravilha que vi, não somente da construção de um campus, de uma história, de toda a estrutura, mas também o primor da manutenção. Não tenho uma palavra que expresse o meu encantamento”, relata.

Durante a explanação, Souza tratou do tema “O Papel da Liderança Comunitária como Agente de Transformação Social”, que mostra que o líder está na ponta junto à sociedade. “As lideranças precisam entender que é a protagonista para o bem viver e para a transformação social. A liderança não é apenas um ‘apagador de incêndios’, mas sim precisa ter um olhar holístico da comunidade e inserir-se para que a comunidade processe essa transformação”, explica.

O Dia da Extensão foi encerrado com homenagens a parceiros da Universidade que contribuem para a realização dos projetos.

Números da Extensão da Unesc:

Elevação de 250% no total de pessoas beneficiadas diretamente pelas ações de Extensão e setores vinculados;

Aumento de 51,6% no número de projetos de Extensão de editais internos desde 2008;

Elevação de 45,7% para 51,6% na quantidade de docentes e discentes participantes dos projetos de Extensão, por meio de editais internos, desde 2008;

Aumento de 38,5% nos fomentos destinados aos projetos de Extensão de editais internos desde 2008.

Programação do mês da Extensão:

2 de maio:

O evento de abertura acontecerá no Auditório Ruy Hulse, Unesc, Criciúma, com uma palestra de Túlio José de Souza sobre o papel da liderança comunitária como agente de transformação social, às 19h. No dia, haverá ainda, apresentações culturais com a Cia. De Dança Unesc e o Coral Unesc.

6 de maio:

Mostra do Programa do Território Paulo Freire 1 e 2, das 18h30min às 21h, no hall do bloco XXIB, Unesc, Criciúma, destinada aos acadêmicos das primeiras fases dos cursos de graduação. Em Treviso, na Praça Cavaleiro Benjamin Scussel, das 13h30min às 17h, serão realizadas aulas dinâmicas, terapias naturais, orientações sobre saúde e oficina criativa.

7 de maio:

Mostra do Programa do Território Paulo Freire 1 e 2, das 8h20min às 11h, no hall do bloco XXIB, Unesc, Criciúma, destinada aos acadêmicos das primeiras fases dos cursos de graduação. No Centro Multiuso de Araranguá, das 13h30 às 17h, a programação incluirá aulas de ritmos, aromaterapia, reflexologia, orientações sobre saúde e bem-estar, terapias para a saúde mental, plantas medicinais e autocuidado, além de jogos e brincadeiras.

8 de maio:

No salão comunitário do bairro Santo Antônio, Criciúma, das 13h30min às 16h30min, haverá atividades educativas, orientações em saúde, uma oficina de serigrafia, jogos e brincadeiras.

10 de maio:

No calçadão do Centro de Araranguá será realizado o ViverCom com diversas atrações, das 9h às 15h, com espaço lúdico infantil, exposição interativa, orientações sobre saúde e jogos tradicionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *