Ações Comunitárias

Curso de Ciências Contábeis oferece auxílio gratuito para declaração do Imposto de Renda e regularização de MEI

Acadêmicos tiram dúvidas e orientam estudantes e o público em geral sobre IR e microempreendedorismo (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)

A Unesc, por meio do curso de Ciências Contábeis e do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), vem promovendo uma série de ações visando auxiliar a comunidade na declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2024 (IRPF) e na regularização de Microempreendedores Individuais (MEIs), com foco principal na destinação de 3% do IR retido para os fundos sociais dos municípios da região.

A 16ª edição do Projeto de Extensão Imposto de Renda na Praça, em parceria com o Sindicato dos Contabilistas de Criciúma e Região (Sindicont) e a Receita Federal, ocorreu na noite desta terça-feira (15/4), no hall dos Blocos Administrativo, XXI e R, onde estudantes da sexta fase e professores orientaram a classe universitária e o público em geral sobre o preenchimento correto da declaração, esclarecendo dúvidas e informando gratuitamente sobre como destinar parte do imposto devido aos fundos da infância e adolescência e da pessoa idosa.

Cidadania

A coordenadora do curso, Andréia Cittadin, agradeceu o empenho dos professores que mais uma vez abraçaram o projeto e destacou a importância curricular para os acadêmicos.

“Esse projeto de Extensão nos proporciona um momento muito rico. Através dessa iniciativa, o nosso estudante tem a possibilidade de estar aqui aprendendo e ensinando a comunidade universitária e o público em geral como fazer para destinar parte do IR às instituições do município. É uma oportunidade que vai além do aprendizado técnico e científico, essa ação possibilita desenvolver conceitos de cidadania. E isso não tem preço, tem valor. Acredito que através da educação conseguiremos conscientizar os futuros contadores a continuar trabalhando para o desenvolvimento social da nossa região. Esse mutirão com certeza vai aumentar a destinação do imposto para o bem social de todos”, declarou a coordenadora.

30 mil pessoas beneficiadas

Falando em nome do Terceiro Setor, a colaboradora do Bairro da Juventude, Viviane Hofman Garcia, destacou os benefícios que esse projeto traz para as mais de 40 instituições beneficentes instaladas na região.

“Esses recursos da destinação do Imposto de Renda são muito oportunos para todas as instituições. É importante que façamos esse trabalho de conscientização com a pessoa física, para que se tenha essa noção de que é possível ajudar a comunidade do nosso entorno, as crianças, os adolescentes, os jovens e também as pessoas idosas por meio de um recurso que não vai custar nada no bolso do contribuinte. O trabalho que todos que apoiam esse Projeto do IR têm o poder de fazer uma diferença gigante na vida de muitas pessoas. Estima-se que, juntas, as instituições atendem mais de 30 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social”, destacou Viviane.

Dados apurados

Segundo dados levantados pelo coordenador do projeto, Manoel Vilsonei Menegali, no período de 2021 a 2024, a região Sul teve um montante de cerca de R$ 127 milhões em imposto retido, sendo que, nesses quatro anos, foram retornados para a origem cerca de R$ 5 milhões, o que corresponde a 3,11% do total recolhido pela Receita Federal.

Regularização de MEI

Já uma equipe do NAF, composta pelos acadêmicos da quarta fase, ofereceu suporte para microempreendedores individuais na regularização da situação cadastral, emissão de guias e formalização.

Atendimento contínuo

O NAF também oferece atendimento regular para os dois serviços, no Bloco do Estudante, sala 110, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Para atendimento, é necessário agendar um horário pelo Whatsapp (48) 3431-2678.

Confira a próxima ação do projeto

Sábado (26/4), das 9h às 13h, no Calçadão Central de Araranguá.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *