Extensão

Unesc apresenta Escola de Lideranças no Proext-PG

O encontro ocorreu nessa quarta-feira (19/02) na Udesc, em Florianópolis. (Fotos: Divulgação)

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Sheila Martignago Saleh, e o professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da Universidade, Reginaldo de Souza Vieira, participaram nessa quarta-feira (19/02) da primeira reunião de acompanhamento do Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (Proext-PG), promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O encontro ocorreu na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e reuniu representantes de mais de 40 Instituições de Ensino Superior do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Durante a reunião, os docentes da Unesc apresentaram os resultados da Escola de Lideranças, case de referência da Universidade, que foi contemplado com recursos do Proex-PG e é coordenado por Vieira. O programa visa fornecer aos líderes comunitários ferramentas e conhecimentos relevantes para abordar questões fundamentais das comunidades onde residem e das entidades nas quais participam. Por meio dos encontros, os participantes têm a oportunidade de aprofundar o entendimento de diferentes questões da sociedade e fortalecer o seu papel enquanto lideranças comunitária.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, destacou a relevância da iniciativa, que conta com a participação ativa dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Universidade em cada módulo. “Nos últimos três anos, a Escola de Lideranças Comunitárias realizou capacitações presenciais e virtuais, beneficiando mais de 200 lideranças comunitárias. A modalidade virtual ampliou o alcance do projeto, envolvendo participantes de diversos estados brasileiros”, afirmou Gisele. 

Essa reunião, para Gisele, foi uma oportunidade para refletir sobre os avanços conquistados e aprimorar as práticas extensionistas voltadas ao desenvolvimento sustentável, à cidadania e à justiça social.

Sheila também enfatizou a importância do evento para a troca de experiências e aprimoramento das ações extensionistas. “Foi um momento muito rico para compartilhar o impacto que a Escola de Lideranças Comunitárias tem gerado nas comunidades e para pensar estratégias de expansão e fortalecimento do programa. Essa troca com outras instituições nos permite evoluir continuamente e tornar as ações ainda mais efetivas”, destacou Sheila.

Ampliação

Vieira lembrou que a Escola de Lideranças surgiu em 2019 com um programa de Extensão  e inserção social do PPGD e que em suas ações incorporou outros PPGs da Unesc e parceiros externos. Entre as várias ações, destaca-se o Curso de formação de Lideranças Comunitárias e Sociais nacional que teve a sua primeira turma durante a pandemia. Essa formação foi ministrada por meio da plataforma Meet e teve mais de 90 cursistas formados de mais da metade dos Estados-membros do Brasil. Nos anos de 2023/2024  foi realizado o segundo curso de lideranças comunitárias e sociais com mais de 60 formandos e a construção de 17 projetos e ações a serem executados pelos cursistas.

Já em 2023 foi encaminhado a Escola de Lideranças Comunitárias regional a partir de uma demanda social, em parceria com a União das Associações de Bairros de Criciúma (UABC) e se expandiu para mais dois municípios da região do Extremo Sul catarinense (quatro cursos executados – dois em 2023 e 2024) – recursos institucionais.

“O Programa tem como eixos centrais a formação de lideranças comunitárias, sociais e conselheiros de políticas públicas, além da produção de cartilhas e livros sobre direitos humanos, cidadania e políticas públicas. A metodologia da Escola de Lideranças Comunitárias baseia-se no referencial teórico de Paulo Freire, promovendo um diálogo contínuo com a sociedade para fortalecer o conhecimento e a atuação social”, afirmou o professor.

Futuro

No decorrer dos próximos dois anos serão desenvolvidos cinco cursos: um de caráter nacional para as lideranças do Coletivo Nacional das Pessoas com Albinismo; um nacional para as lideranças comunitárias e sociais de todos os Estados-membros e Distrito Federal; um para conselheiros municipais de políticas públicas; e dois regionais voltados para lideranças de bairro. Os dois primeiros serão ministrados via plataforma meet e os outros presencialmente. 

Entre as estratégias da formação que será executada nos cursos e a construção pelos cursistas de propostas de intervenção comunitária com o objetivo de compartilhar o conhecimento construído no curso para as suas entidades ou comunidades nas quais atuam.

Sobre a Escola de Lideranças 

A Escola de Lideranças está vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, sob a gestão da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unesc.

Participam do projeto todos os Programas de Pós-Graduação da Unesc: Direito, Desenvolvimento Socioeconômico, Ciências Ambientais,  Educação, Sistemas Produtivos, Ciências em Engenharias de Materiais, Saúde Coletiva e Ciências da Saúde.

São parceiros internos: o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), a Secretaria de Diversidade e Políticas de Ações Afirmativas e o Observatório Latino-Americano de Investigação e Defesa dos Direitos Humanos. Também conta com parcerias externas, como a União de Associações de Bairros de Criciúma, Içara e  Araranguá, Ordem dos Advogados subseção de Criciúma e Rede Brasileira de Pesquisa Jurídica em Direitos Humanos (e seus 16 programas de pós-graduação de todas as regiões do Brasil).

Sobre o Proext-PG

O Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (Proext-PG) busca fortalecer as atividades de Extensão na pós-graduação, promovendo a integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão em diálogo com a sociedade. Seu objetivo é contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas socialmente relevantes e para a redução das desigualdades regionais no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

O programa é destinado a Instituições de Ensino Superior públicas ou privadas sem fins lucrativos, priorizando aquelas com maior número de Programas de Pós-Graduação. Dessa forma, busca promover maior equidade regional e impacto social por meio da qualificação e do fortalecimento das ações extensionistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *