Em mais uma edição do projeto de Extensão “Empreendedorismo e Plano de Negócios: Ações Direcionadas à Capacitação de Jovens e Adolescentes do Bairro da Juventude”, as atividades se voltaram à elaboração de ideias na área de estética automotiva. Focando em práticas sustentáveis, os alunos propuseram soluções, como o uso de energia renovável, revisões de dez dias para veículos automotores e o reaproveitamento da água da chuva. Todas as ideias foram apresentadas nesta quarta-feira (13/11), data do encerramento das atividades do ano. A 14ª edição do projeto envolveu cerca de 70 jovens ao longo de oito encontros.
A proposta do projeto é incentivar o espírito empreendedor entre os jovens, ao mesmo tempo em que os prepara para um mercado que valoriza a sustentabilidade. “Desenvolver habilidades como liderança, comunicação interpessoal e o impulso para empreender, com um olhar voltado para a sustentabilidade, é essencial para o futuro dos estudantes”, destacou o coordenador do Projeto e professor do curso de Administração da Universidade, Abel Corrêa de Souza.
Durante os encontros, os participantes exploraram temas, como comportamento empreendedor, liderança e desenvolvimento de competências. O ápice do projeto foi a criação de planos de negócios, nos quais os jovens identificaram nichos de mercado, estratégias de relacionamento com clientes e os recursos necessários para iniciar seus próprios empreendimentos. Além disso, aprenderam a desenvolver fluxogramas e estratégias de marketing, adquirindo uma visão prática e aprofundada de como implementar suas ideias de negócio.
Conhecimento
A estética automotiva foi escolhida como área de foco por sua crescente demanda e pela possibilidade de unir conhecimento técnico e sustentabilidade. Os alunos aprenderam a aplicar técnicas de detalhamento automotivo que não só embelezam, mas também protegem o veículo, preservando a pintura e aumentando sua durabilidade.
Outro ponto chave foi a questão da água da chuva, utilizada para a lavagem dos carros, além da adoção de produtos ecológicos, que evitam o uso de substâncias químicas prejudiciais ao meio ambiente.
“Essas ações não só visam melhorar o conhecimento técnico dos participantes, mas também prepará-los para empreender de forma ética, respeitando as questões ambientais. Ao final do projeto, os jovens estavam capacitados para atuar na área e criar negócios sustentáveis, alinhados com as tendências do mercado”, complementou o professor da Unesc.
O diretor técnico e de projetos do Bairro da Juventude, Anézio Luiz de Souza, parabenizou os jovens pela dedicação e aproveitamento das oportunidades. “Conseguimos proporcionar uma qualificação de qualidade. Parabéns a todos pela dedicação e por aproveitarem essa oportunidade. Participem sempre que houver algo novo; isso fará com que cada um de vocês se torne uma pessoa diferente”, ressaltou Souza.
A gestora de Inovação e Criatividade da entidade, Gislene Francisconi de Costa, também destacou a relevância da colaboração com a Unesc. “A Unesc sempre esteve ao nosso lado. Tínhamos uma preocupação: nossos estudantes desenvolveram um projeto de lavação de automóveis no semestre passado, montaram uma empresa, o que foi muito positivo, mas faltava olhar para a sustentabilidade. Então, decidimos trabalhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e transformar essa lavação em uma atividade sustentável, iniciando o projeto com as turmas”, pontuou.
“É muito promissor receber os profissionais da Unesc para essa troca de conhecimentos e experiências. Isso é essencial para o desenvolvimento dos alunos. Estamos muito satisfeitos com essa entrega, pois trabalhamos várias habilidades e promovemos uma consciência ambiental, o que nos deixou muito felizes”, afirmou ainda Gislene.
Estratégias
O professor de Mecânica Automotiva do Bairro, Natálio de Vargas, enfatizou a relevância da atividade. “Este projeto foi fundamental para todos, proporcionando grande evolução tanto pessoal quanto profissional. Os alunos se mostraram muito motivados e agora já pensam em estratégias de negócios, ampliando sua visão. Hoje, eles têm uma noção mais clara do que é necessário para iniciar seu próprio empreendimento. A parceria com a Unesc é excelente, pois vislumbra um futuro promissor e amplia as possibilidades para os alunos”, comentou.
Os alunos também compartilharam suas experiências e a importância do projeto para seu crescimento. “Aprendemos a empreender, distribuir as funções e evoluir a cada aula. No início, foi um desafio, mas a cada encontro conseguimos melhorar e ampliar nossos conhecimentos”, disse Isac Trindade da Rosa, 14 anos.
Francisco Anacleto Marinho, de 16 anos, também expressou seu contentamento com o resultado. “Foi gratificante e sinto que posso ajudar outros que ainda não têm conhecimento nesse campo”, destacou.
A acadêmica do curso de Administração e Direito da Unesc, Emilly da Silva Machado, que atuou como bolsista no projeto, complementou que utilizar o conhecimento adquirido no curso de Administração foi muito gratificante. “Contribuir para o empreendedorismo e crescimento dos jovens foi uma experiência muito boa. No próximo ano quero estar aqui novamente”, finalizou Emilly.