Os cursos de Fisioterapia, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Unesc, por meio da atividade de Extensão “Canteiro de Obras: área de trabalho, vivência e aprendizagem”, organizaram uma tarde de reflexões sobre os cuidados que cada profissional deve ter para exercer o ofício com segurança. Esse foi o segundo evento do gênero promovido pela Instituição por meio do projeto, que chegou a terceira edição em 2024.
O local escolhido para sediar o evento foi o Ateliê do curso de Arquitetura e Urbanismo e, para representar os cursos, estavam, respectivamente, a coordenadora do projeto e do curso de Arquitetura e Urbanismo, Evelise Zancan e Aline Savi. Representando o curso de Fisioterapia, estava o professor Willians Cassiano Longen e os acadêmicos da 7ª fase Letícia macarini e Ueslen Civiero José. Contudo, o Sindicato da Construção Civil de Criciúma (Sinduscon), foi representado pelo presidente da instituição, Alessandro Giusepe da Rocha Pavei.
A assessora da Diretoria de Extensão, Geiziane de Morais, representou a pró-reitora de Ensino, Pesquisa, Inovação e Extensão (Propiex), Gisele Coelho Lopes, e se disse honrada em acompanhar a atividade e saber que existem parceiros para o projeto.
“Estar aqui é motivo de alegria. Por isso, em nome da diretoria de Extensão e Ações Comunitárias, damos as boas-vindas a cada profissional da construção civil, pois aqui é um espaço que sempre vai acolhê-los. Quanto a esta ação, afirmo que vocês profissionais da Construção Civil, estão com professores experientes e qualificados. Que bom se pudéssemos ter essa prática mais vezes”, conclui.
Considerações gerais
A coordenadora do projeto, Evelise Zancan, agradeceu aos participantes, e explicou que o objetivo da atividade está na segurança e principalmente na saúde dos trabalhadores.
“Agradecemos aos profissionais da construção por atenderem ao nosso convite para a realização de mais essa oficina. Junto ao Sinduscon, que é o nosso maior parceiro, pensamos em questões pertinentes que importam para a realização de obras com segurança”, comenta.
Para o presidente do Sindicato da Construção Civil de Criciúma, Alessandro Giusepe da Rocha Pavei, essa é uma parceria positiva que promove benefícios aos trabalhadores.
“Muito obrigado a cada um de vocês que veio aqui. Hoje realizamos algo benéfico para todos, inclusive as empresas. Sabemos que a área da Construção Civil exige muito esforço físico e que os colaboradores precisam estar bem!”, ressalta.
A acadêmica da 7ª fase do curso de Fisioterapia, Letícia Macarine, iniciou a participação no projeto neste semestre e aprova a iniciativa da Universidade. Ela lembra que se destacou em um projeto similar da Unesc e por isso, um professor do curso lhe convidou a ingressar no projeto.
“O professor Willians Cassiano me convidou para compor a equipe e acho uma experiência positiva, tanto pelo olhar acadêmico, como também, para o meu futuro profissional que vai agregar a produtividade”, acrescenta.
Com mais de 30 anos de experiência, o trabalhador da Construção Civil, Leodir Ramos Pereira foi uma das pessoas que visitou o projeto pela primeira vez. Entre as funções exercidas por ele estão encanador, pedreiro e eletricista.