Há 23 anos, o projeto Anjos do Futsal incentiva a prática esportiva e transforma a vida de muitas crianças. Com apoio permanente da Unesc, o projeto atende atualmente 1,4 mil crianças de 9 a 11 anos de idade, em 27 núcleos distribuídos em 23 cidades do Sul Catarinense, sendo que uma destas escolinhas está sediada na própria Universidade.
Na tarde desta quarta-feira (7/08), os professores dos núcleos receberam os kits que serão entregues aos alunos posteriormente. Entre os materiais recebidos estão camiseta, calção e meia. Além disso, os responsáveis recebem camiseta de passeio, bermuda e agasalho completo de uniforme.
A parceria com a Instituição gera frutos que vão além do desempenho esportivo, ao passar por conceitos de disciplina, dedicação, companheirismo, entre muitos outros ensinamentos aplicados no dia a dia no projeto.
“O apoio ao esporte é uma das bandeiras da nossa Universidade, e é gratificante ver o impacto positivo do Anjos do Futsal na vida das crianças. Juntos, a Unesc e a Anjo trabalham para realizar os sonhos desses jovens, oferecendo a eles a oportunidade de vivenciarem o esporte de forma completa e enriquecedora”, enfatiza a reitora Luciane Bisognin Ceretta.
O coordenador técnico do projeto, Jean Reis, enfatiza que a Universidade é o braço direito do projeto ao apoiar todas as ações realizadas. “O apoio ao esporte é uma das bandeiras da Unesc e, dentro do Anjos do Futsal, falamos da sequência no sonho dessas crianças. Então, o projeto tenta oportunizar o sonho que os alunos têm em se tornar jogadores, mas para isso, precisam ter a experiência de jogar”, enfatiza.
O supervisor de Esportes da Unesc, Fagner Viana, reforça que a parceria reflete em ações positivas. “Os professores demonstram a satisfação em ter a nossa marca junto ao projeto, pois são atividades que levam ações positivas aos alunos. A Unesc é grande defensora do esporte, da iniciação e de um projeto que mobiliza essas crianças”, ressalta.
Tradicional campeonato
Além da entrega, o momento marcou também o sorteio dos grupos do tradicional campeonato entre os núcleos do projeto. “A competição que já existe há 23 anos, sendo a maior da nossa região, pois envolve todos os 1,4 mil alunos. Neste ano, serão 27 equipes, divididas em seis chaves. Destas, classificam-se 16 para a segunda fase em um confronto direto até conhecermos as equipes campeãs”, explica Reis.