Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Extensão

Com inauguração de sala e apresentação de trabalhos, Unesc encerra ações do Proesde em Imaruí

Após meses de elaboração sob orientações de bolsistas da Unesc, alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental da Escola de Ensino Fundamental Prefeito Portinho Bittencourt, de Imaruí, tiraram as suas ideias de empreendimento da cabeça e colocaram no papel e nos slides.

Empresa de marketing digital, churrascaria e até mesmo ONG’s, foram apresentadas por cerca de 30 estudantes que participaram do projeto levado à cidade por meio do  projeto Vivercom Edição Proesde Imaruí 2022.

As apresentações desta semana foram a primeira atividade da Sala de Cocriação inaugurada na escola com a participação da Universidade. 

“Foi um dia de comemoração, quando finalizamos as atividades do ano e inauguramos a sala, planejada durante as atividades que ocorreram na escola. Agradecemos a parceria do município por receber a Unesc com estas atividades e por trazer esse diferencial que é esta sala. Parabéns a todos que realizaram as estas atividades que agregam na formação acadêmica e dos alunos da escola”, destaca a assessora da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Sheila Saleh.

Para a sala inaugurada a Unesc colaborou doando um cromebook, um quadro branco, um conjunto de seis mesas com cadeiras e uma TV de 40 polegadas, além de tintas para a pintura da sala.

Um dos alunos que, em conjunto dos colegas, criou e apresentou o seu projeto foi Vitor Fernandes, do 8º ano. “Ouvimos palestras sobre empreendedorismo que foram interessantes, pois muitas coisas citadas eu não sabia. Diziam como o empreendedorismo funciona e como criar o próprio negócio, também nos pediram a separar grupos e criar empresas. Vi como é complicado, mas ao mesmo tempo percebi que estes aprendizados são muito úteis no futuro. Só tenho a agradecer a Unesc e a escola por esta grande oportunidade”, diz.

Conforme o secretário Municipal de Educação de Imaruí, Sérgio Jeremias, foram dias de muitas trocas de conhecimento.

“Agradeço a parceria da Unesc que desenvolveu este trabalho e parabéns aos alunos que participaram. Foi uma honra receber os acadêmicos da Universidade neste período que para nós é fundamental. Esta ideia foi muito recebida para desenvolver as habilidades de nossos alunos. Obrigado aos bolsistas por este projeto. Esta sala também será de grande utilidade. Estamos plantando hoje para colher no futuro. Podem ter certeza que esta nova sala vai ser muito bem utilizada”, enfatiza.

 

Via de mão dupla

Os bolsistas participantes da ação são dos mais variados cursos, coordenados pelo professor Diogo Moraes, que também é coordenador do Núcleo de Empreendedorismo. Ele lembra que o público alvo no município está na transição entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, por isso a importância em despertar a veia empreendedora. “É um projeto muito importante para a Unesc, para a Amurel e para Imaruí, município que ganhou muito com esta parceria entre Universidade e setor público. Trabalhamos o Programa de Desenvolvimento de Liderança Jovem e buscamos despertar a liderança por meio de diferentes formas de empreender. Foi algo bem impactante, pois foram desenvolvidos projetos que têm a possibilidade de serem implantados. Sabemos que eles ainda são adolescentes e que talvez não deem sequência neste momento, mas já receberam o aprendizado de como fazer”, conta o professor.

Uma das bolsistas participantes é Nicole De Farias, da quinta fase de Enfermagem que, além de levar ensinamentos aos estudantes dos 8º e 9º anos, admite também ter aprendido muito. “Recebi neste ano a Bolsa Proesde e fui à Imaruí, onde tive uma experiência gratificante. Vê-los colocando em prática o que eu aprendi foi maravilhoso. Também tivemos mentoria à distância, unindo o empreendedorismo e a tecnologia, ajudamos a estruturar o plano de negócios deles e colocar em prática, caso eles desejem”, relata.

O dia de encerramento do Proesde na cidade ainda teve mais ações. Após as apresentações dos projetos elaborados pelos alunos, os bolsistas foram às demais salas de aula e falaram sobre a Universidade e seus respectivos cursos a cerca de 200 alunos, em uma espécie de “mini Feira das Profissões”.

 

O que é o Proesde

O Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde) tem como objetivo a concessão de bolsas de estudo para estudantes matriculados em Cursos de Graduação e de Licenciatura, atingindo, preferencialmente, todas as regiões de Santa Catarina, beneficiando estudantes matriculados em cursos nas Instituições de Ensino Superior (IES), mantidas por Fundações Educacionais de Ensino Superior, instituídas por Lei Municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *