As atividades do projeto de extensão Vivências e Experiências na Comunidade (Vivercom) da Unesc seguem a todo vapor. Na tarde desta sexta-feira (23/09) o grupo, composto por professores e acadêmicos da Universidade, esteve na cidade de Araranguá para mais uma ação envolvendo cerca de 50 educadores do ensino fundamental do 1º ao 5º ano da Rede Municipal de Educação do Município do Vale. A atividade, conduzida pelos professores da Universidade, Eloir Fátima Mondardo Cardoso e Lucas Sid Moneretto Burigo, ocorreu no polo Araranguá.
Conforme Eloir, professora dos cursos de Matemática e Pedagogia, a tarde foi muito produtiva e serviu para ampliação de conhecimentos dos participantes. “Trabalhamos o conceito matemático de sistemas de numeração conforme o Ensino Desenvolvimental do Sistema Elkonin-Davydov e isso tem sido bastante interessante e inovador, pois amplia os olhares dentro da abordagem que envolve a matemática”, comentou.
Segundo ela, o conceito desenvolvido despertou o pensamento investigativo dos integrantes, o que foi excelente. “Esse modo de organizar o ensino se diferencia do próprio ensino de matemática de maneira geral, o que deixou os envolvidos muito motivados e com certeza levarão para as salas de aula muito mais conhecimento teórico”, destacou Eloir.
Realizada com acadêmicos bolsistas do programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), a atividade é vinculada ao Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde).
Vivercom
O projeto Vivercom edição Proesde Araranguá 2022 pretende contribuir com o desenvolvimento regional, buscando a garantia da interdisciplinaridade, da interação entre a Universidade e a sociedade, da qualidade e do impacto das ações de extensão, reforçando a missão da Universidade diante da realidade social.
A ação tem por finalidade desenvolver atividades de extensão universitária, estimulando o desenvolvimento regional, nos seus diferentes aspectos, com inclusão social, por meio de ações que contribuam para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Por meio de intervenções de extensão, os acadêmicos bolsistas do Proesde ampliam suas competências já desenvolvidas em atividades de ensino e pesquisa, aproximando-se da realidade social e cultural de estado e, consequentemente, do país.
As atividades de intervenção do projeto estão conectadas às três dimensões dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) quais sejam: social, ambiental e econômica e atingirão três espécies de público: infantil, juvenil e adulto.