Os aprendizados dos dias de imersão em vivências diferentes, de compartilhamento de conhecimento e cidadania vividos pelos acadêmicos da Unesc no Projeto Rondon foram assunto de encontro entre acadêmicos, diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias e reitoria da Universidade nesta segunda-feira (12/09). Os estudantes participantes da edição 2022 do projeto foram recebidos pela reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, para avaliação, troca de ideias sobre o projeto e agradecimentos.
Denominada Reencontro, por ser a primeira operação presencial após a pandemia, a edição deste ano foi realizada na região da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp), de 24 de agosto a 3 de setembro.
Os representantes da Unesc, Maicon Marques Frasson, Eduardo Fioreze, Luiz Otávio de Mattia, Lara Naspolini Bernardo e Letícia Anselmo Manique Barretto, dividiram com o grupo as avaliações e entregaram à reitora o troféu de participação do projeto.
Para Lara, acadêmica de Farmácia, os dias de trabalho na cidade de Maceira foram de muito aprendizado. “Nos dedicamos muito para entregar o melhor possível à comunidade. Levamos muita informação e percebemos que o que estávamos apresentando era muito significativo para eles”, destacou.
Ao longo dos dias de projeto, as equipes distribuídas por diferentes cidades foram convidadas a realizar atividades em torno de temas como Meio Ambiente; Trabalho; Saúde; Cultura; Educação; Direitos Humanos e Justiça; e Comunicação.
O resultado do desafio encarado, conforme a reitora, é uma bagagem de muito aprendizado. “Propostas como essa que desafiam o estudante a protagonizar ações junto da comunidade se refletem em um crescimento pessoal e acadêmico muito significativos. Temos orgulho dessa equipe que encarou o desafio e nos representou a altura”, pontuou.