Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Ensino

Com mais de 120 atividades, Unesc inicia mais uma edição da Semana de Ciência e Tecnologia

Entre as novidades da iniciativa, que ocorre de 23 a 27 de outubro, está o Prêmio Mulheres na Ciência (Fotos: Arquivo/Agecom/Unesc)

Referência em pesquisa no Brasil e na América Latina, a Unesc prepara mais uma edição da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT), maior evento científico institucional que visa ampliar o acesso da comunidade à produção científica.

Neste ano, o evento é guiado pela temática “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, a 14ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) irá movimentar a Unesc de 23 a 27 de outubro. O maior evento científico institucional, que terá mais de 120 atividades, é composto por palestras, oficinas, minicursos e apresentações de trabalhos de pesquisa, extensão e relatos de ensino/experiência.

Em 2023, a palestra de abertura ficará a cargo do diretor técnico-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), Rafael Roesler, que abordará o tema “Pesquisa para quê? A Ciência como base do Desenvolvimento”.

“Quando o assunto é pesquisa, a Unesc está entre as 20 melhores universidades não-estatais do país e entre as 150 da América Latina, sendo que a Semana de Ciência e Tecnologia contribui para a difusão da pesquisa desenvolvida na nossa Instituição. Trata-se de um evento consolidado, prova disso é que chega à 14ª edição com a promoção de debates importantes para a nossa sociedade atual que nos ajudam a compreender as potencialidades da ciência, da tecnologia, da  inovação e de tantas outras áreas do conhecimento. Desejamos que as comunidades interna e externa participem e desfrutem de cada um dos momentos”, comenta a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Outra prova de que a Universidade alavanca a pesquisa na região e no estado são os oito mestrados e os cinco doutorados, sendo que o Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) possui nota máxima na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Rica programação

Dentro do evento, ainda serão realizados o 23º Seminário de Iniciação Científica; o 15º Salão de Extensão; o 13º Salão de Ensino; o 9º Salão de Pós-Graduação; a 10ª Feira de Inovação; o 10º Talento Cultural; a 9ª Feira de Ciências; o 8º Workshop de Arqueologia/1° Seminário Internacional Apheleia: América do Sul e o 6º Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia.

“A Semana de Ciência e Tecnologia, tradicional e maior evento da Unesc, tem como objetivo fomentar a discussão do conhecimento e das experiências relacionadas à transversalidade da ciência, da tecnologia e da inovação para o desenvolvimento sustentável, na busca por contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, salienta a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex), Gisele Coelho Lopes.

Em 2020 e 2021, a iniciativa seguiu o formato virtual devido à pandemia da Covid-19. Já no ano passado, aconteceu de maneira híbrida, forma que seguirá em 2023.

“Tivemos um grande evento em 2022 com o público interno e externo visitando a Universidade para falar de ciência, inovação e tecnologia e temos certeza que isso acontecerá novamente em 2023. Mais uma vez receberemos palestrantes do Brasil e do exterior, que abordarão temas de interesse de todos, além das apresentações orais e em pôsteres”, fala o coordenador geral da 14ª Semana de Ciência e Tecnologia (SCT), professor Rodrigo Machado.

Valorização da mulher cientista

O protagonismo das mulheres cientistas ganha ainda mais destaque por meio do 1º Prêmio Mulheres na Ciência, ação voltada ao reconhecimento da produção científica feminina na Universidade e que faz parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia.

A reitora Luciane Bisognin Ceretta enfatiza que o reconhecimento do trabalho feminino é um desafio a ser superado constantemente nos diferentes espaços que a mulher ocupa, o que não é diferente no meio da ciência. “Dar visibilidade ao que tantas mulheres produzem na Pesquisa, na produção da ciência, é um caminho importante para que outras mulheres se compreendam como esse sendo um lugar também para elas e valorizem este importante papel”, diz.

Outra novidade faz parte do 8º Workshop de Arqueologia, que receberá 1º Seminário Internacional Apheleia: América do Sul, a primeira edição realizada no Brasil e contará com palestrantes de países como Portugal; Uruguai; Chile; Peru; entre outros.

Já dentro do 6º Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia, haverá o debate em torno do tema “Do micro ao macro: poluição e impacto do plástico nos oceanos e na biodiversidade marinha”, que tratará da poluição por lixo marinho.

Contribuição com a pesquisa

Ainda dentro da pesquisa, a Unesc possui o maior parque científico e tecnológico do sul de Santa Catarina. O Iparque integra as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão; além da prestação de serviços para os setores público e privado; promove a Inovação, além da incubação e a instalação de empresas com base tecnológica, o que contribui com o desenvolvimento regional.

Atualmente são 11 projetos em andamento somente na área de Pesquisa e Pós-graduação. Já com relação à prestação de serviços, o Iparque já atendeu 350 clientes somente em 2023.

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc tem o patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC), e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc); além do Ministério de Ciências Tecnologia e Inovação e da Biozenthi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *