Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Eventos

Simpósio aborda consequências da Covid-19 na Saúde Mental

Evento é promovido pelo Laboratório de Psiquiatria Translacional da Unesc e acontece de forma híbrida nos dias 16 e 17 de setembro

Cientistas, profissionais e estudantes da área da saúde e comunidade em geral estarão reunidos, nos próximos dias 16 e 17 de setembro, para uma série de atividades voltadas ao compartilhamento de informações sobre os efeitos da Covid-19 na saúde mental dos seres humanos. As discussões são propostas pelo Laboratório de Psiquiatria Translacional da Unesc na 20ª edição do Simpósio de Psiquiatria Translacional na Interface Cérebro e Mente.

Entre as temáticas a serem abordadas estão as consequências do vírus da Covid e a relação com quadros de ansiedade, depressão e transtorno bipolar. Além disso, serão abordados os reflexos à saúde de pacientes de diferentes fases de vida, desde crianças e adolescentes, até gestantes e idosos. No total o evento conta com 14 palestras, divididas entre estas e outras abordagens em torno do assunto central.

A proposta, conforme a pesquisadora do Laboratório, Gislaine Zilli Réus, é reunir especialistas de todo o país e do mundo de forma a multiplicar o conhecimento sobre a Covid-19 e suas consequências, ainda muito recentes, mas que já aparecem em pesquisas e merecem a atenção da comunidade. “Queremos, por meio do Laboratório de Psiquiatria Translacional da Unesc, difundir esse conhecimento, trocar experiências e até capacitar profissionais que estão lá na linha de frente, que atendem seus pacientes e precisam também estar por dentro do que a ciência está apontando nestes casos”, destaca, acrescentando a importância do conteúdo não só para profissionais médicos, mas de todas as áreas da saúde e da educação.

Os estudos científicos, de acordo com Gislaine, mostram que, além dos graves problemas respiratórios, o novo coronavírus, causador da Covid-19, vem trazendo consequências em todo o cenário de saúde pública. “Desta forma, queremos também discutir terapêuticas e ações para melhorar a qualidade de vida de todos os indivíduos afetados. É uma forma de, enquanto Universidade Comunitária e enquanto cientistas, mostrarmos para a comunidade o que vem sendo discutido em nossos laboratórios e a importância desse trabalho da ciência para cada um de nós”, acrescenta.

Entre os palestrantes do Simpósio estão professores pesquisadores convidados e profissionais que atuam nos laboratórios da própria Universidade, como Gislaine e Felipe Dal Pizzol.

Para participar é necessário realizar a inscrição por meio do site bit.ly/simposiopsiquiatria, no qual está descrita toda a programação dos dois dias de evento, assim como o currículo dos palestrantes. Grupos de participantes podem obter descontos na inscrição. As atividades ocorrerão de forma híbrida, com transmissão no canal da Unesc TV no Youtube e apresentação presencial no Auditório Ruy Hulse, e emissão de certificado para inscritos.

O Simpósio tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *