Criciúma sedia no próximo mês o vigésimo seminário Nacional de Arranjos Produtivos de base mineral. Na prática, o encontro vai colocar em debate a sustentabilidade de toda a cadeia produtiva da industrial local que tem como sua base a mineração. Programado para o Crio, o evento será realizado entre os dias 11 e 14 de novembro e terá como tema central a economia circular.
O professor lembra ainda que a vinda do evento para Criciúma foi um prêmio por uma ação desenvolvida pela Unesc, em Parceria com o Sindicato da Cerâmica Vermelha, de Morro da Fumaça. O município vizinho tem um dos projetos de Arranjos Produtivos de base mineral mais consolidados.
O evento contara com palestras, painéis de discussão e a apresentação de experiências bem-sucedidas que estão promovendo a sustentabilidade e a inovação no setor. Segundo Fabiano Raupp o objetivo do evento é preparar as industrias que integram o setor para que possam se antecipar as mudanças necessárias para garantir a continuidade destas atividades agredindo ao mínimo o meio ambiente.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pela plataforma Even e a participação pode ser presencial ou online. O evento vai finalizar com uma visita dos participantes a mina de visitação Otávio Fontana.