
O Programa de Residência Multiprofissional da Unesc realizou, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma, uma série de atividades de conscientização voltadas à prevenção do uso de cigarros eletrônicos entre adolescentes. A ação ocorreu entre os dias 25 e 29 de agosto em quatro escolas do município, contemplando turmas do Ensino Fundamental e Médio.
Durante a semana, os residentes planejaram, estudaram e organizaram materiais educativos, que foram apresentados em dinâmicas e rodas de conversa com os estudantes. Ao todo, cerca de 200 alunos já foram impactados pela iniciativa, que terá continuidade ao longo do ano em outras instituições de ensino.
A mobilização fez referência ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, lembrado em 29 de agosto e buscou alertar os jovens sobre os riscos associados ao uso de dispositivos eletrônicos para fumar, conhecidos como vapes. O objetivo foi ampliar o debate sobre saúde e prevenção, diante do crescimento do consumo desses dispositivos entre adolescentes e jovens no Brasil.
O Dia Nacional de Combate ao Fumo visa conscientizar sobre os riscos do tabagismo. Dados revelam que o fumo é responsável por 200 mil mortes anuais no Brasil.