
Com o auditório Edson Rodrigues lotado, a Unesc abriu oficialmente, na noite desta sexta-feira (26/9), as atividades do curso de Especialização em Psicologia Organizacional e Saúde Mental no Trabalho. A aula inaugural abordou o tema “A Psicopedagogia na Liderança Corporativa”, conduzida pelas professoras Gislene Camargo e Rosimeri Vieira da Cruz de Souza, que compartilharam reflexões sobre os desafios e as possibilidades da gestão de equipes com foco no desenvolvimento humano e no cuidado com a saúde mental.
Conforme o coordenador do curso, Valdenir Barbosa, a especialização ganha ainda mais relevância diante da atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que entrará em vigor em maio de 2026. A legislação estabelece a necessidade de as empresas identificarem e gerenciarem riscos psicossociais, como estresse, ansiedade e depressão, que impactam diretamente a vida dos trabalhadores. Além de Valdenir, a professora Rosimeri Vieira também coordena o curso.
“Quando falamos em Psicopedagogia, tratamos das questões do aprender e do não aprender. E partimos do princípio de que toda pessoa é capaz de aprender, respeitando seus limites. E isso tem tudo a ver com liderança, pois um líder precisa conhecer os seus liderados. Hoje, no mundo do trabalho, falamos de aprendizado organizacional. Temos um dado importante: a taxa de desemprego no Brasil está em menos de 6%. No Sul de Santa Catarina, esse índice é ainda menor: abaixo de 3%. Isso muda a lógica do mercado. Atualmente, não são mais apenas as empresas que escolhem as pessoas, são as pessoas que escolhem onde querem trabalhar. Então, iremos refletir sobre quais são as contribuições da educação, especialmente da psicopedagogia, na gestão, na psicologia, na liderança e no cuidado com as pessoas”, salientou Barbosa.