A Unesc, por meio do Escritório de Relações Internacionais, está prestes a firmar uma parceria com a Universidade estadunidense Governors State University (GSU), do Sul de Chicago. Para discutir as propostas e alinhar o projeto, o professor doutor João Salm, Ph.D. pela Escola de Justiça e Investigação Social da Arizona State University, brasileiro que atua na Governos State University (GSU) há mais de 10 anos, foi recebido pela pró-reitora Gisele Coelho Lopes nessa quarta-feira (11/12).
Anteriormente, o professor visitante participou, ainda na tarde de terça-feira (10/12), de encontro com a assessora do escritório de Relações Internacionais da Unesc, Cinara Ludvig Gonçalves, alinhando também as possibilidades de demais parcerias.
A expectativa é de que nos próximos meses a Unesc e a GSU possam oferecer de forma conjunta um curso voltado à Justiça Restaurativa, com a possibilidade de que os estudantes visitem Chicago e conheçam de perto o modelo adotado por lá. “O próprio curso faz com que os alunos tenham que ir até lá fazer uma pesquisa de campo para que aprendam, entendam e contrastem com a teoria”, explica Salm.
Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, parcerias deste tipo, que oportunizem aprendizados diferenciados, são o melhor caminho para a educação. “Nós precisamos cada vez mais fortalecer essas experiências no strictu e no lato sensu. A internacionalização propicia a ampliação do saber a partir do compartilhamento de experiências exitosas e as oportunidades para outras parcerias”, pontuou.
Segundo a assessora do escritório de Relações Internacionais da Unesc, Cinara Ludvig Gonçalves, os encontros desta semana serviram para alinhar os ideais entre as duas instituições.
“Estamos alinhando toda a documentação necessária para formalizar o convênio intermediado pelo professor Daniel Preve do mestrado em direito da Unesc com o docente João Salm da GSU de Chicago”, explica.
De acordo com o professor do curso de mestrado do curso de Direito da Unesc, Daniel Preve, a parceria vai permitir que a Unesc amplie a atuação internacional com novas opções de instituições.
“No campo do Direito, vai abrir espaço nos Estados Unidos para dialogar com uma outra vertente, que tem muito a contribuir conosco e com a nossa realidade.Temos muito a aprender uns com os outros nessa troca que será benéfica e importante”, disse Preve.
O docente parceiro, João Salm destacou que no Brasil ainda não há nenhum projeto em andamento voltada à Justiça Restaurativa firmado entre Universidades e Poder Judiciário e que este será iniciado por intermédio da Unesc.
“A Justiça Restaurativa é um conjunto de princípios e práticas que permitem, por meio da participação, engajamento, e da liberação, que construímos a justiça de maneira coletiva. Entre os princípios podemos citar valores que humanizam, relações entre indivíduos, responsabilidade coletiva individual e o fortalecimento da comunidade”, destaca.
Colaboração: Éverton Horácio/Agecom Unesc