HCE

Estudantes da Unesc desenvolvem planos de importação para empresas da região

 Acadêmicos de Comércio Exterior apresentam estratégias práticas de internacionalização para fortalecer a competitividade de pequenos e médios negócios. (Fotos: Divulgção)

Estudantes da sétima fase do curso de Administração – Comércio Exterior da Unesc viveram um dia de integração prática com o setor produtivo nessa quinta-feira (10/7). Por meio do Programa de Imersão Empresarial (Prime), eles apresentaram planos de internacionalização com foco em importação para empresas convidadas, em que aplicaram conhecimentos construídos ao longo da disciplina Laboratório de Importação.

 Coordenado pelo professor Júlio César Zilli, a iniciativa tem o objetivo de desenvolver estratégias competitivas para compras internacionais de pequenas e médias empresas potenciais importadoras. Durante a atividade, os acadêmicos apresentaram os projetos às empresas Innpro, Atom Robótica, Metalcal e Vonsher, propondo caminhos viáveis para ampliar a competitividade por meio do comércio exterior.

“O Programa de Imersão Empresarial tem se mostrado uma iniciativa relevante, tanto para a formação acadêmica dos estudantes, quanto para o fortalecimento das pequenas e médias empresas da região Sul. Ao integrar teoria e prática por meio da curricularização da extensão, o programa oferece uma vivência prática do ambiente internacional de negócios, ao permitir que os acadêmicos da 7ª fase do curso de Administração – Comércio Exterior desenvolvam competências estratégicas alinhadas às demandas reais do mercado, com enfoque para a importação”, ressalta Zilli.

“Para os estudantes, o Prime Importação representa uma oportunidade única de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula na elaboração de planos de internacionalização por meio da importação direta ou indireta. Durante o processo, os participantes aprofundam o entendimento sobre análise de mercados, logística internacional, regimes aduaneiros, custos de importação e estratégias de negociação com fornecedores estrangeiros. Essa vivência proporciona não apenas o desenvolvimento técnico, mas também habilidades interpessoais como trabalho em equipe, pensamento crítico e capacidade de propor soluções inovadoras para empresas reais”, acrescenta.

Curricularização da Extensão

Inserido no processo de Curricularização da Extensão da Universidade, o programa fortalece a formação prática e amplia a visão estratégica dos futuros profissionais.

O estudante da 7ª fase, Matheus Oliveira de Carvalho, mencionou que “foi uma experiência de comércio exterior na prática, que nos permitiu auxiliar empresas reais com demandas concretas de importação. Mais do que aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação, foi extremamente gratificante ver a satisfação dos empresários com os resultados alcançados”, destacou.

Para participar do programa as empresas devem possuir CNPJ ativo e a possibilidade de importação de um produto, insumo ou equipamento. A importação de serviço não está coberta pelo programa e o empresário deve estar disponível para verificações de procedimentos e para entrevistas com a equipe. Também é importante a participação no encontro final na Unesc. Ao final de um período de três meses, os empresários recebem o Plano de Importação para orientar a sua inserção internacional.

O empresário Bruno Lima, da empresa Vonsher, enfatizou que acredita que muitas das informações apresentadas foram extremamente válidas para o crescimento da empresa. “Elas agregam tanto na parte da pesquisa quanto na identificação dos principais fornecedores, nos dados sobre custos e na formação de preços. Esses elementos vão nos permitir realizar uma análise mais aprofundada sobre a viabilidade do projeto, seja em um curto prazo, para uma decisão imediata, ou até mesmo para futuros projetos. No nosso segmento, que é o de cosméticos ecológicos, vejo esse trabalho como uma contribuição significativa para embasar decisões estratégicas com informações relevantes”, enfatizou.

Ele relatou que a abordagem sobre custos e tributos, mesmo que inicial, foi muito útil. “As informações sobre os TTDs e encargos envolvidos na operação nos ajudam a avaliar, junto à contabilidade, possíveis isenções e estratégias fiscais. Com isso, podemos analisar melhor se vale iniciar por uma rede específica ou buscar alternativas viáveis. Participar do programa foi importante para ampliar nossa visão sobre a importação de embalagens e insumos cosméticos, pensando tanto no curto quanto no longo prazo”, acrescentou ele.

O professor Zilli reforça que, para as empresas envolvidas, especialmente as de pequeno e médio porte, o programa representa uma ponte com o ambiente acadêmico e uma chance concreta de acessar conhecimento especializado, sem custos, com foco na melhoria de seus processos de compra internacional. “A troca de experiências com os estudantes e professores proporciona novos olhares e alternativas viáveis para a inserção ou aprimoramento das importações como estratégia de competitividade, inovação e crescimento sustentável”, finaliza.

O representante da empresa Atom Robótica, Davi Aguiar de Oliveira, falou que “foi uma experiência excelente e extremamente gratificante participar do evento e ver o plano de importação desenvolvido pelos acadêmicos da Unesc. É gratificante perceber que a Unesc se preocupa com as empresas da região, preparando seus acadêmicos para a realidade do mundo do trabalho. Não se limitando ao ambiente acadêmico, a Universidade os envia para as empresas, como aconteceu aqui, onde os acadêmicos participaram ativamente, conhecendo nossos produtos, analisando o mercado e trazendo soluções”, enfatizou.

“Essas soluções nos ajudaram a melhorar nosso desempenho na Atom Robótica, possibilitando uma economia significativa ao tornar as importações mais viáveis. Além disso, aprendemos formas de otimizar o uso de impostos, de maneira vantajosa para a empresa. Foi um aprendizado não só para nós, mas também para outras empresas da região, que tiveram a oportunidade de ver essas soluções aplicadas”, finalizou ele.

 

Texto: Daniela Savi e Marciano Bortolin/Agecom/Unesc

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *