
Os acadêmicos da primeira fase do curso de Pedagogia da Unesc tiveram uma imersão nos universos da arte por meio da disciplina de Educação e Linguagens Artísticas, conduzida pela professora Silemar Silva. A proposta buscou aproximar os futuros pedagogos das diferentes linguagens artísticas, destacando a importância das experiências estéticas no processo de desenvolvimento humano.
Divididos em grupos, os estudantes visitaram, recentemente, os ateliês de Artes Visuais da Universidade, sendo recepcionados por professores artistas e seus acadêmicos. A atividade incluiu passagens pelos espaços de Fotografia, com a professora Bruna Ribeiro; Escultura e Cerâmica, com o professor Leandro Jung; Pintura e Desenho, com o professor Sérgio Honorato; Gravura, com a professora Angélica Neumaier; e Teatro, com o professor Luiz Gustavo Bieberbach Engroff.
Durante as visitas, os estudantes registraram imagens e falas, buscando compreender como se estruturam os processos de ensino e aprendizagem em cada linguagem.
A experiência foi compartilhada em um momento de socialização realizado na última semana, quando surgiram reflexões marcantes. Entre os relatos, destacaram-se falas como: “Minha visão de arte mudou, sei que tenho muito que aprender, e que muitas vezes a arte está próxima da gente e não conseguimos identificar, reconhecer ou até mesmo valorizar”. Outro registro revelou a transformação vivida pelos futuros pedagogos: “A experiência marcou minha vida de futura professora, a arte é muito mais que desenhar e pintar”.
Para a professora Silemar, a aproximação da Pedagogia com a Arte é fundamental. “Ambas se preocupam com a formação de pessoas capazes de ressignificar o mundo e ampliar olhares sobre ele. É por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão que se promove a melhoria da qualidade de ensino, sempre pensando também na qualidade de vida das pessoas”, disse ela.