
A Unesc viveu, neste sábado (16/8), mais uma noite de celebração com a formatura dos acadêmicos dos cursos de Artes visuais, Ciência da Computação, Direito, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Letras e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, na AM Master Hall.
O momento de celebração e conquista foi acompanhado por familiares, amigos, professores e homenageados. A reitora em exercício da Unesc, Gisele Coelho Lopes, foi a escolhida para apadrinhar os mais de 70 formandos da noite e deixou palavras de incentivo em seu discurso caracterizado como uma última aula da fase de graduação.
Em sua fala, Gisele destacou o papel transformador da educação e os desafios do mundo contemporâneo. “O mundo em que vocês ingressam como profissionais está marcado pela inovação tecnológica, pela inteligência artificial que reconfigura profissões e pelo debate sobre jornadas mais humanas e dignidade no trabalho. É um tempo de oportunidades, mas também de escolhas éticas que vão definir o futuro. Cada um traz consigo o poder de ser protagonista em uma sociedade mais justa, sustentável e criativa. a tecnologia pode acelerar processos, mas só vocês podem dar sentido humano às transformações”, destacou, acrescentando que o diploma recebido é também um chamado para que sejam líderes que inspirem, inovem e cuidem das pessoas.
Ela também trouxe uma reflexão inspirada na filósofa Hannah Arendt, que dizia que a essência da educação é a natalidade, o fato de que o ser humano nasce para começar algo novo. “Hoje, vocês começam algo novo, não apenas para si mesmos, mas para todos que serão tocados pelo talento, pelo conhecimento e pela humanidade que levam consigo. Que a inovação seja sempre guiada pela ética; que o trabalho seja sempre uma força de transformação; e que a vida seja sempre o maior projeto a ser cuidado e aprimorado”, enalteceu ainda sob a atenção dos afilhados.
Completando o discurso, a reitora em exercício contextualizou ainda conselhos compartilhados por cada um dos coordenadores de cursos, voltando os olhares para cada área de atuação dos formandos.
Entre os agora egressos, não faltaram relatos de emoção e gratidão. A formanda em Letras com habilitação em Inglês, Marina Medeiros Vicente, de 23 anos, lembrou do apoio recebido durante o curso. “Sempre tive vontade de fazer a Licenciatura em Letras. Quando surgiu a oportunidade da bolsa 100% para Letras/ Inglês eu pensei: não posso perder essa oportunidade, Me inscrevi, deu certo, me apaixonei, e hoje olhando pra trás vejo que eu e minha turma construímos muita coisa. É muita gratidão à Unesc, aos programas de bolsa, aos meus professores”, comentou.
O acadêmico de Direito, João Paulo Santiago Gregorine, paratleta vitorioso que representa a Unesc em competições nacionais e internacionais, destacou a superação durante a jornada. “Foram anos bastante difíceis, mas que valeram a pena, principalmente por estar na Unesc. É muito gratificante estar aqui hoje. Fui secretário do Diretório Central dos Estudantes (DCE), participei do Centro Acadêmico de Direito e tudo isso me fez alguém melhor. Saio da Unesc cheio de gratidão por tudo o que vivi”, destacou o agora bacharel em Direito.
Já Josué Pereira de Jesus, de Araranguá, seguiu os passos do pai advogado e também celebrou a trajetória no curso de Direito.
“É uma carreira pela qual desde pequeno eu sempre me encantei pela profissão do meu pai que sempre esteve na ativa na cidade de Araranguá. Nestes anos tive uma experiência muito legal na Unesc, que sempre proporcionou um ambiente acadêmico muito eficiente. Foi uma experiência muito gratificante. Hoje é só gratidão”, avaliou.
A noite marcou a concretização de um sonho coletivo: o da formação acadêmica que abre portas para novos começos, sustentados pelo conhecimento, pela ética e pelo compromisso com a transformação social.
Ainda durante a colação de grau, a Unesc, por meio do curso de Direito, prestou uma homenagem em forma de um minuto de silêncio no evento em luto pelo falecimento da egressa Luiza De Pieri Schambeck, ocorrido nessa sexta-feira (15/8). Luiza, que era natural de Lauro Müller, havia feito parte dos formandos da turma de Direito em fevereiro de 2025.
- Sábado foi de comemoração para os formandos dos cursos de Artes visuais, Ciência da Computação, Direito, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Letras e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (Fotos: Mayara Cardoso/Agecom Unesc)