Graduação

Palestra sobre criação do Conselho de Classe marca aula inaugural do curso de Estética e Cosmética na Unesc

A deputada federal Geovânia de Sá palestrou para os acadêmicos do curso na noite desta quinta-feira (14/8), na Universidade. (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc)

A aula inaugural do curso de Estética e Cosmética da Unesc, realizada na noite dessa quinta-feira (14/8), contou com a presença da deputada federal Geovânia de Sá. Em palestra aos acadêmicos, ela abordou o tema “Criação do Conselho de Classe da Estética”, assunto que vem ganhando força nacionalmente e mobilizando a categoria.

A deputada faz parte da Subcomissão do Esteticista na Comissão do Trabalho da Câmara dos Deputados, sendo nomeada presidente do colegiado em maio. No início de agosto, foi realizada a primeira reunião oficial, que, segundo Geovânia, pretende dar protagonismo a uma área que vai muito além da beleza, impactando saúde, autoestima e dignidade. 

“Não estamos falando apenas de beleza, mas de um verdadeiro ciclo de saúde. Já existe uma lei que reconhece a profissão, e sabemos que os esteticistas estão entre as cinco categorias com maior número de profissionais no Brasil, sendo a maioria composta por mulheres, muitas delas responsáveis pelo sustento de suas famílias”, disse a deputada.

Para Geovânia, os números mostram a força do setor: em 2024, foram R$ 27 bilhões movimentados na economia, com previsão de chegar a R$ 32 bilhões até 2030. “Estamos diante de um segmento expressivo e estratégico para o país. Falamos de cuidados essenciais que vão desde o pré até o pós-cirúrgico, incluindo protocolos de acompanhamento e recuperação, sempre com foco na saúde e no bem-estar”, argumentou.

Por isso, segundo ela, regulamentar a profissão e garantir representatividade por meio de um conselho, inclusive com atuação na vigilância sanitária, é fundamental. “Como presidente da subcomissão, vamos percorrer todo o Brasil, passando pelas cinco regiões, para ouvir as demandas da categoria. E quero, especialmente, trazer essa discussão para o Sul do país, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e sediar um encontro em Criciúma, a minha terra, valorizando também o papel das universidades nesse processo”, explicou.

A pró-reitora de Ensino Graziela Fátima Giacomazzo enfatizou que “do lugar que ocupamos enquanto Unesc, como Instituição formadora, e reconhecendo a Estética como um campo profissional em pleno crescimento, reforçamos a importância da profissionalização. Por isso, parabenizo o curso e, em nome de sua coordenadora, destaco a excelência da programação apresentada”, comentou.

“Enquanto Universidade comprometida em formar bons profissionais, precisamos entender que a formação não se limita apenas à parte técnica. É também sobre como vocês vão conduzir essa profissão, como o mercado vai enxergar vocês e como o Conselho atua em todos esses âmbitos. Participar deste processo de construção é fundamental”, frisou a coordenadora do curso, Bruna Baratieri.

Segundo ela, “a Estética é uma profissão muito nova, ainda recente, e essa construção deixará um legado e vocês farão parte dele. Aproveitem este momento, perguntem, tirem dúvidas. Esse encontro foi pensado para isso: compartilhar, conversar e refletir sobre a formação do Conselho”, complementou.

Formação flexível e abrangente

O curso de Estética e Cosmética da Unesc, ofertado na modalidade semipresencial, oferece flexibilidade para quem deseja ingressar na área da beleza e do bem-estar. Com duração de três anos, a graduação combina aulas presenciais práticas, duas vezes por semana, com atividades online, permitindo que o estudante adapte os estudos à sua rotina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *