
Com os corações repletos de expectativa e os olhos voltados para o futuro, nove acadêmicos da Unesc estão prestes a embarcar em uma jornada que marcará para sempre suas trajetórias. O sonho de realizar um intercâmbio internacional finalmente se concretiza para esses estudantes, que terão a oportunidade de experienciar a vida acadêmica na Europa.
Deisiane Conceição Santos, estudante de Nutrição, vai para a Universidade do Porto, em Portugal. Já Anna Laura Francisco Rios, de Psicologia, vai para a Universidad de Santiago de Compostela, na Espanha. Lucas Vieira Dacoregio, de Educação Física, segue para a Universidad de León, na Espanha.
José Gustavo Costa Antonelli, de Engenharia Mecânica, vai para a Universidade de Coimbra, em Portugal. Camille Matias Fernandes Plácido e Ana Carolina Justo dos Santos, ambas do curso de Direito, também embarcam para a Universidade de Coimbra, em Portugal. E os estudantes de Medicina Giselle Guarezi Martins, Vito Longaretti Miraglia e Ana Flávia Dagostim Cirimbelli irão para o Hospital Garcia de Orta, em Portugal.
Antes de partirem, os intercambistas fizeram uma última visita à Unesc, onde foram recebidos pela coordenadora do Escritório de Relações Internacionais, Dayane Cortez, e pela assessora Cinara Ludvig Gonçalves. Ambas destacaram a importância do intercâmbio como um momento formativo e importante para a carreira profissional.
“Vocês estarão em universidades também de alto nível, terão a chance de conviver com pessoas de diferentes culturas e, ao mesmo tempo, levarão a Unesc com vocês. Esse é um momento único, e por meio de vocês, nossa Universidade se internacionaliza ainda mais. Aproveitem ao máximo, vivam intensamente cada experiência que surgir”, enfatizou Dayane.
Cinara também compartilhou seu entusiasmo. “Lembrem-se, vocês representam a Unesc, uma Universidade forte e reconhecida. Aproveitem cada oportunidade, mesmo aquelas que parecem um pouco desafiadoras. Lá fora é o lugar para se arriscar e crescer”, aconselhou.
Expectativas e sonhos
Ana, de Medicina, está na 11ª fase e viajará no dia 4 de agosto. “Sempre quis fazer intercâmbio desde o Ensino Médio. Agora, com a oportunidade no curso de Medicina, vejo que a prática no exterior é algo realmente único. Estou ansiosa para aprender sobre a cultura e a prática hospitalar de lá”, comentou Ana, que ficará em Portugal por dois meses. Ela contará com a experiência de acompanhar dois grupos de residentes e acadêmicos em áreas como clínica médica e enfermaria.
Deisiane, de Nutrição, está na sexta fase e viaja em setembro. “Sempre tive vontade de ir para Portugal, e agora, com o intercâmbio, vou poder sair do Brasil de uma forma mais segura. Isso, com certeza, vai agregar muito ao meu currículo e será uma experiência inesquecível”, afirmou Deisiane, que ficará pelo período de seis meses em Portugal.
José Gustavo, de Engenharia Mecânica, também viajará em setembro. “O intercâmbio sempre foi uma oportunidade de enriquecer o currículo e conhecer uma universidade de grande prestígio. Estou super empolgado”, revelou ele.
Camille, de Direito, está na sétima fase e tem grandes expectativas. “Sempre sonhei em fazer intercâmbio. Acho que será uma transformação imensa para o meu crescimento pessoal e profissional. Estou muito animada”, disse Camille.
Lucas, de Educação Física, viaja em 24 de agosto. “Meu objetivo é melhorar a fluência em espanhol e inglês, aprender novas línguas e melhorar o currículo. Lá, vou ter a chance de praticar basquete, meu esporte favorito, e isso é algo que quero levar para minha futura carreira”, finalizou Lucas.