
Por meio de uma parceria internacional, acadêmicos do curso de Design da Unesc estão mobilizados em torno de um projeto que os levará para a Itália, mais especificamente para a cidade de Pordenone, em março de 2026. A possibilidade surgiu a partir do contato da designer italiana Francesca Valan, professora do Instituto Superior para as Indústrias Artísticas (ISIA) Roma Design e colaboradora do curso de Design da Unesc desde 2020, Francesca Valan.
Na Universidade, o processo seletivo de escolha dos acadêmicos participantes definiu o grupo de estudantes aprovado e, desde então, este une esforços para viabilizar a sonhada viagem de estudos.
Estratégias para concretização do projeto
Uma das propostas da equipe, conforme o coordenador do curso, João Rieth, que também acompanhará a viagem, é buscar apoiadores dos mais diversos ramos para disponibilizarem produtos e serviços para integrarem uma rifa. “Quanto mais apoiadores, mais prêmios interessantes teremos e a rifa vai ganhando força. Essa é uma das formas encontradas para buscar estes recursos”, relata.
A expectativa é de que seja necessário R$50 mil para custear as passagens e a hospedagem do grupo ao longo de 12 dias de viagem, incluindo cinco dias em Milão.
Além da rifa, o grupo já conta também com uma ‘vaquinha’ virtual (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/viagem-academica-workshop-pordenone?utm_campaign=whatsapp&utm_content=5468900&utm_medium=website&utm_source=social-share) e uma página oficial no Instagram, por meio da qual registra todas as etapas do processo.
“Eles encontraram uma forma interessante de resumir os acontecimentos até aqui e mostrar de forma dinâmica todo o trabalho que vem sendo feito de forma conjunta para chegarmos a esse objetivo”, destaca Rieth.
Aprendizado imersivo
A semana de aprendizado em Pordenone, conforme o coordenador, se assemelha ao projeto desenvolvido na Unesc chamado de Interdesign. Por lá, com a experiência do design italiano, junto à prefeitura do município e o Consórcio Universitário de Pordenone, os acadêmicos serão desafiados a criarem soluções para questões importantes para o dia a dia da cidade. “No último ano, por exemplo, as criações se voltaram ao sistema de exposição de produtos nas lojas. Os participantes criaram novas formas de exposição para o setor comercial da cidade, já que esse foi um foco importante sob olhar dos gestores”, explica o coordenador.
A expectativa é de que uma viagem como essa, conforme Rieth, amplie completamente os horizontes dos participantes. “Eu consegui uma bolsa de mestrado na Itália e vejo que isso transformou a minha vida. Da mesma forma como eles precisam fazer agora, me dediquei a estudar um segundo idioma e a me preparar para absorver todo o aprendizado e é por isso que acredito tanto no poder de transformação dessa experiência para eles”, acrescenta.
Além da vaquinha virtual e da rifa, o grupo está buscando empresas e empreendedores que possam de alguma forma colaborar com o processo.
Mais informações podem ser obtidas na página www.instagram.com/designinitalia.