
O curso de Artes Visuais da Unesc, o mais antigo de Santa Catarina, comemora 55 anos de história e relevância na formação de artistas e educadores. Para celebrar essa trajetória, uma programação especial será realizada ao longo de 2025, com atividades acadêmicas, culturais e artísticas que reafirmam o compromisso da Universidade com o Ensino, a Pesquisa e a produção artística.
A celebração teve início na noite desta sexta-feira (28/3) com uma festa de aniversário no campus da Unesc. O evento reuniu estudantes, professores, egressos e membros da comunidade acadêmica em um momento de confraternização e valorização da história da formação. Além disso, foi lançada oficialmente a logomarca comemorativa dos 55 anos, criada pelo artista e professor Alan Cichela, que reforça a identidade visual da celebração.
“Celebrar os 55 anos do curso de Artes Visuais da Unesc é reconhecer o papel fundamental que a arte desempenha na formação de indivíduos e na transformação da sociedade. Nosso curso construiu uma trajetória marcada pela inovação, pelo compromisso com a cultura e pela valorização da expressão artística como linguagem essencial do ser humano. Ao longo da história, acompanhou e impulsionou as mudanças no ensino da arte no Brasil, formando profissionais que deixam a sua marca no cenário cultural, na educação e nas diversas áreas das artes visuais”, enfatiza a reitora Luciane Bisgonin Ceretta.
A pró-Reitora de Ensino, Graziela Amboni, salienta o orgulho em comemorar os 55 anos de um que é um marco, não apenas na história da Universidade, mas também na trajetória da educação e da cultura de Santa Catarina. “Ao longo dessas cinco décadas e meia, o curso de Artes Visuais se consolidou como referência, acompanhando as mudanças no cenário nacional e adaptando-se às novas demandas do mercado, mas sem nunca perder sua essência, que é a promoção da arte como ferramenta de reflexão e transformação”, diz.
Mudanças ao longo dos anos
Desde a criação, em 6 de março de 1970, como curso de Desenho e Plástica da então Fundação Educacional de Criciúma (Fucri), a graduação acompanhou as mudanças no ensino da arte no Brasil. Passando por diferentes reformulações ao longo das décadas, a formação se consolidou como referência no estado, contribuindo para o fortalecimento da arte como campo de conhecimento e expressão. Hoje, o curso oferece as habilitações em Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais, formando profissionais aptos a atuar em diversos segmentos da cultura, da educação e da produção artística.
Para a coordenadora do curso, Daniele Zacarão, a arte é mais que uma área de estudos, mas sim um espaço de encontros e possibilidades que promovem a construção de novos sentidos e perspectivas. “Ela ocupa tempos e espaços e promove desvios de rota para a criação do pensamento. Questiona o presente, relaciona-se com o passado e projeta o futuro, atuando diretamente sobre as transformações da sociedade”, ressalta.