Ensino

Noite de formatura marca início de novo ciclo para 94 bacharéis em Direito

AM Master Hall recebeu centenas de pessoas nesta sexta-feira (21/2) para celebrar a conquista dos formandos (Fotos: Décio Batista/ Agecom Unesc)

A noite foi de corações acelerados e emocionados na AM Master Hall na noite desta sexta-feira (21/2), onde 94 graduandos tornaram-se oficialmente bacharéis em Direito pela Unesc ao terem o grau outorgado pela pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni, que representou a reitora Luciane Bisognin Ceretta na solenidade. A grande festa marcou de forma especial o encerramento do ciclo da graduação para os agora egressos da Universidade que levarão o conhecimento adquirido para a atuação nas mais diversas áreas possíveis a partir da formação em Direito.

A gama de possibilidade é ampla e engloba também a área da inovação, já que ao longo do curso os estudantes puderam também explorar esse universo. Quem aproveitou muito bem essa oportunidade foi a agora egressa Julia Daminelli. Ela aceitou o convite da Unesc para participação em projetos de inovação e, desde então, sua trajetória foi transformada.

Hoje ela trabalha na área jurídica, mas une a experiência e as aptidões em inovação no mesmo projeto. “Pude fazer essa conexão da tecnologia, da inovação e do empreendedorismo por meio da participação nos projetos da Universidade. Hoje a tenho o sentimento de muita gratidão por poder ter feito uma trajetória tão bonita nos anos de graduação”, comentou.

A união dos conceitos teóricos e práticos no curso, junto dos insights oportunizados nos projetos fora de sala de aula, conforme Júlia, fizeram com que ela pudesse sair da graduação com olhar ampliado e ainda mais possibilidades de atuação. “Pude treinar o olhar pra encarar desafios que se mostram como problema, mas que na verdade são oportunidades. Foram muitos aprendizados e experiências nesse caminho que fizeram com que eu pudesse empreender na graduação, algo que sei que poucas pessoas tem o privilégio, e que foi resultado desse processo de participar das ações propostas na Unesc”, acrescentou Julia, que foi a oradora responsável pela homenagem aos pais na cerimônia e ali mais uma vez demonstrou a desenvoltura lapidada nas experiências vividas.

 

Papel decisivo

Escolhidos pelas turmas para falar em nome dos 94 formandos, Alexandro Fernandes Maffei e Gabriela Santana do Nascimento relembraram os desafios acadêmicos que enfrentaram lá em 2020, no início da graduação, junto da chegada da pandemia de Covid 19.

“Foi justamente nesse cenário adverso que nos tornamos mais fortes. Foram dias de incertezas, mas também de aprendizados. Quantas vezes tivemos que nos reinventar? Quantas vezes nos pegamos durante a madrugada discutindo conceitos de direito constitucional em meio ao cansaço, à pressão de prazos e à sensação de que as forças estavam se esgotando? O curso de Direito nunca foi fácil, mas com a pandemia, ele se tornou uma verdadeira prova de resistência, na qual não só o conhecimento foi testado, mas também nossa capacidade de adaptação e resiliência”, refletiu Alexandro.

Ao celebrar a sonhada conclusão da graduação no curso de Direito da Unesc, a dupla de oradores refletiu ainda sobre o significado de cada passo na formação, muito além dos conhecimentos jurídicos.

“O curso de Direito nos ensinou muito mais do que teorias e normas. Ele nos ensinou a importância da empatia, do olhar atento ao outro e da luta constante por justiça. Nos ensinou que, muitas vezes, a teoria precisa ser confrontada com a prática, e que o direito não é apenas uma construção acadêmica, mas uma força viva que deve se adaptar e servir à sociedade em suas necessidades reais”, destacou Gabriela.

Ao olhar para frente, destacou a oradora, a certeza é de que vira muito trabalho e a luta será por uma sociedade mais justa, equitativa e ética. “Mais importante do que a diplomação, é o que aprendemos durante essa caminhada: que o Direito é a ferramenta com a qual podemos transformar a sociedade, que a ética deve ser nossa bússola, e que a persistência é o ingrediente essencial para todo o sucesso. O que nos espera agora não é um caminho fácil, mas sim um campo vasto de possibilidades em que poderemos fazer a diferença”, acrescentou ela.

 

Ensinamentos de paraninfo

Em suas palavras dedicadas aos afilhados, o paraninfo das turmas Leandro Alfredo da Rosa promoveu uma reflexão em torno da história “A pedra no caminho”, na qual o personagem principal conquista um tesouro ao ter a iniciativa de encarar o desafio de tirar o obstáculo da estrada.

“Durante a jornada acadêmica enfrentaram muitas pedras no caminho, mas aqueles que persistiram, enfrentaram os obstáculos agora encontram a recompensa: o diploma, o conhecimento e a possibilidade de transformar a sociedade por meio da justiça”, comentou, fazendo alusão à parábola e destacando a importância de que os novos bacharéis nunca deixem de lado o significado maior da profissão que escolheram.

 

 

Transformadores de uma nova sociedade

Ao parabenizar formandos e familiares pela conquista alcançada, a pró-reitora Graziela Amboni destacou a importância deste momento não só para a vida de cada um que inicia agora um novo ciclo de vida, mas também para a Universidade.

“Vocês são a razão especial da Unesc existir, de sermos professores, de estarmos hoje aqui comemorando essa graduação concluída por cada um de vocês. Foram anos de caminhadas, de desafios, noites estudos e a descoberta do verdadeiro significado da palavra justiça. Hoje, ao receber esse tão sonhado diploma, vocês saem daqui não mais apenas bacharéis e baicharelas  no direito, mas vocês saem com uma responsabilidade muito maior: de serem éticos, justos e defenderem a justiça”, pontuou, acrescentando ainda a nobreza da oportunidade de serem agentes de transformação da sociedade em seus espaços de atuação, sejam eles quais forem diante da gama de possibilidades.

Foi também com as palavras da pró-reitora que as turmas finalizaram a solenidade após invocar o 4º Mandamento Cívico de Coelho Neto, tradição na Unesc: “Instrui-te para que possas andar por teu passo na vida, e transmite aos teus Filhos a instrução que é dote que não se gasta, direito que não se perde, liberdade que não se limita”.

 

Confira a Galeria de Fotos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *