Um sorriso pode conter histórias de superação, curar dores e renovar esperanças. Para os 34 formados de Odontologia da Unesc, o diploma que receberam na noite desta sexta-feira (6/12) é mais que uma conquista acadêmica: é a realização de um sonho construído com dedicação, aprendizado e superação. A cerimônia, realizada no AM Master Hall, foi marcada por emoção, aplausos e olhares cheios de expectativas para o futuro.
Ao conduzir a colação festiva em nome da reitora Luciane Bisognin Ceretta, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, enfatizou a importância dos novos cirurgiões dentistas adotarem o compromisso com os valores de uma sociedade justa. “Convivam uns com os outros. Convivam em paz, tenham cuidado com a vida, com o trabalho alheio. Tenham relações cooperativas, exercitem a cultura da não-violência e da paz, tenham coragem de gestos ternos e protetores, compreendam diferenças interpessoais, sejam capazes de nutrir amor e compaixão, não ignorem interesses dos pares. Enfim, aprendam que cada ato afetará outras pessoas”, ressaltou.
“Desejo que tenham saúde, que lutem por um país, estado e cidade justas. Que defendam a ciência e a educação, que respeitem as diferentes formas de enxergar o mundo, as diferentes crenças e ideologias e que, a par do sucesso profissional, reconheçam sua parte ante o futuro da humanidade. Recomendo a todos que trabalhem bem, com afinco e maestria, mas não esqueçam da vida frugal, da satisfação interior e do crescimento pessoal. E continuem a estudar, pois serão eternos aprendizes. Não repousem sobre o diploma, pois ele, além de uma conquista, é o passaporte para novas incursões no mundo do conhecimento. Eis que o homem melhora com a educação contínua”, acrescentou.
Dádiva
“Neste dia vivenciamos um momento que é especial na vida de cada um. Momento a qual fui escolhido por meus amigos para em forma de palavras, representar o sentimento e carinho que todos temos por cada um de vocês”. A frase do orador da turma, Jhonatan Girardi Roncato, resume um pouco do sentimento dos formados.
“Cada colega pode descrever da sua forma e do seu jeito o que a faculdade representou em sua vida, mas tenho certeza que para todos, e em especial também para todas as nossas famílias, o sentimento foi de vitória. Uma vitória após cinco anos de luta, dedicação e preocupações sem nunca perder, primeiramente a fé em Deus com muita gratidão, e a confiança em nós mesmos. Sabemos que todos nós vivemos alegrias e tristezas, conquistas e aflições, muitas vezes tendo duplas jornadas entre estudo e trabalho diariamente, ainda mais tendo convivido com uma pandemia em meio a tudo isso. Mas o importante é saber o que deve-se aprender com tudo isso”, citou.
O novo cirurgião dentista ainda comparou a vida a um monitor cardíaco, aparelho que mostra as linhas dos batimentos do coração. “Ele identifica os altos e baixos que são comuns e simbolizam a presença da vida em cada um. Já a linha reta, sem movimento, mostra a ausência desta dádiva de Deus. Talvez hoje alguns tenham em seus corações pessoas especiais que gostariam que estivessem aqui conosco festejando, se emocionando e dando aquele abraço apertado, mas que infelizmente não estão mais presentes entre nós. Apesar disso, devemos sempre ter a certeza de que onde estiverem, eles estão sim, agora mesmo, com um sorriso deslumbrante no rosto e dizendo: ‘parabéns, vocês conseguiram’, assim como estiveram e estarão em toda e qualquer etapa concluída nesta longa estrada da vida”, falou.
Passado, presente e futuro
Além de projetar o futuro, o paraninfo, professor Muryel da Rosa Bortot, enfatizou a importância de também olhar o passado para reconhecer os desafios enfrentados e as superações que marcaram a caminhada e as vitórias celebradas no presente.
Ainda para ele, a formatura é um marco significativo, mas também representa o início de uma nova jornada, ainda mais desafiadora e gratificante. “Durante os anos do curso de Odontologia, certamente houve momentos de insegurança, noites de estudos intensos, provas exigentes e, até mesmo, situações que testaram a sua resistência. Mas é justamente nesses momentos de dificuldade que a verdadeira grandeza do profissional se revela. Ao olharem para a trajetória, cada um pode se orgulhar dos obstáculos superados e da conquista alcançada. Cada aula, cada paciente atendido, cada dente restaurado ou extraído contribuiu não apenas para o aprimoramento das habilidades técnicas, mas também para o amadurecimento de vocês como seres humanos. E isso, sem dúvida, os preparou para um mundo que precisa de profissionais competentes e, mais ainda, humanos”, comentou.
“Cada um de vocês tem papel importante na saúde das pessoas. Lembrem-se que a Odontologia vai muito além da estética. Ela impacta diretamente na qualidade de vida de seus pacientes. E é isso que espero de cada um de vocês: que amem o que fazem. Que se apaixonem pela arte de cuidar, de ensinar, de aprender e de transformar vidas. Mas nunca se esqueçam de que a carreira é uma jornada contínua de evolução. A formação acadêmica é apenas o ponto de partida. A verdadeira caminhada está na busca incessante por novos conhecimentos, na adaptação às transformações da profissão e no aprendizado constante. Nunca deixem de se aprimorar, de estudar e de se reinventar. O sucesso está ao alcance de quem nunca se acomoda, mas busca sempre mais e se esforça para ser a melhor versão de si mesmo”, acrescentou.
A formatura marca o encerramento de uma etapa e inicia uma caminhada em que o cuidado, a técnica e o amor ao próximo são ferramentas para levar ao mundo o poder transformador de um sorriso, algumas das características enfatizadas pela graduanda, Larissa Felipe Castro, responsável pelo juramento.
“É uma honra estar à frente da minha turma no juramento, que é um dos momentos mais importantes da formatura. Ser escolhida para este momento me deixou muito feliz. Espero que a nova fase seja de muitas realizações para todos”, citou.
Universidade destaque
A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes lembrou que a Unesc é uma Instituição comprometida com a excelência acadêmica e com o papel social. e que, aos 56 anos, é uma Universidade plenamente consolidada que, recentemente, recebeu o resultado da avaliação do Ministério da Educação (MEC), obtendo conceito máximo em todos os 50 quesitos de avaliação: infraestrutura; projeto pedagógico; corpo docente; estrutura administrativa e de gestão; políticas de Pesquisa, de Extensão, de Internacionalização, entre outros.
“Recebemos, ainda, o reconhecimento da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) com o prêmio destaque em responsabilidade social. Figuramos no Ranking Universitário Folha (RUF), com o primeiro lugar em Pesquisa, em Internacionalização e em Inovação entre as Instituições não estatais de Santa Catarina. Somos Top of Mind como a Universidade mais lembrada no Sul do estado e, ainda, recebemos o destaque de melhores lugares para se trabalhar no Brasil por meio de pesquisa de clima organizacional realizada por órgãos externos. Na Unesc, uma das 20 melhores Universidades não estatais do país, a Pesquisa é pujante, o Ensino é de excelência, com todos os nossos cursos de graduação com conceitos 4 e 5, e a Extensão representada pelos mais de 200 projetos comunitários transforma a vida das pessoas”, disse.
“A Unesc não tem finalidade lucrativa e reinveste os resultados na própria atividade educacional, sendo uma das maiores e mais importantes referências entre as Universidades Comunitárias brasileiras e catarinenses, pertencente à Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). Vocês que concluíram este curso são exemplos claros da força, da coragem e da resiliência desta Instituição, pois vivenciaram intensamente a superação destes desafios e venceram. A Unesc contribui muito com o desenvolvimento humano, social e econômico. Nossa missão é, justamente, melhorar a vida das pessoas. Possuímos mais de 50 convênios internacionais, mas também estamos comprometidos com a transformação da nossa região, do nosso estado e do nosso país”, finalizou.