
“O que eu quero ser quando crescer?”. Esta pergunta que sempre assusta e incomoda os adolescentes e jovens foi respondida na noite desta terça-feira (14/12), no auditório Ruy Hulse, por 61 novos profissionais. Em uma colação de grau presencial, transmitida pela Unesc TV no Youtube, 34 novos biomédicos e 27 psicólogos foram entregues ao mercado.
Devido a formatura de um graduando cadeirante, Fernando Fols da Silva, o auditório e o cerimonial foram adaptados para que ele participasse da melhor forma possível e recebesse o seu certificado de conclusão do curso de Biomedicina.
A vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), a agora psicóloga Geovana Lisa Paraguaia Ribeiro foi a primeira a fazer uso da palavra e passar o recado como representante dos acadêmicos da Universidade. “Nos últimos dois anos enfrentamos grandes dificuldades e passamos por muitas lutas e estamos aqui hoje e isso é uma conquista, porque resistimos. Meus parabéns aos acadêmicos que se reinventaram, que persistiram, pois cada um sabe qual foi a sua barreira e essas foram diversas. Parabéns aos professores, que graças à força e dedicação, se reinventaram nesse tempo de pandemia e não perderam a excelência em seu ensino e fizeram com tanto amor. Pessoas grandes são aquelas que lutam pelos seus ideais e hoje eu vejo a prova disso aqui. Nós do DCE, esperamos que esta vitória seja o início de muitas outras conquistas”, concluiu.
O discurso em duas vozes, representando todos os graduandos e graduandas da noite, foi realizado pelo bacharel em Biomedicina Jefté Macário Lourenço e pela bacharelanda de psicologia, Karen Kassandra Karkle. “Agradecemos imensamente a participação de todos os professores, familiares, amigos, tanto de forma online quanto presencialmente nesse momento muito importante para nós. Com certeza vocês tornam esse dia ainda mais especial. E também, agradecemos a Unesc, que com maestria nos acolheu e nos preparou por todos esses anos para as profissões que escolhemos”, destacaram.
“Meus caros colegas da Biomedicina, quatro anos se passaram até a data de hoje, e posso afirmar com toda a certeza do mundo que foram 4 anos muito intensos e cheios de desafios para todos nós. Acreditar que começamos juntos lá em 2018, sem nos conhecermos uns aos outros, e hoje, finalizamos juntos essa conquista”, relatou Jefté.
“E quanto a nós, agora… psicólogos? Desde a infância ouvimos uma pergunta sem refletir sobre o seu real significado: O que você quer ser quando crescer? Ao longo dos anos a resposta foi sendo modificada e ganhando novos contornos, até chegar aqui, na Universidade. No percurso, encontramos amigos, colegas, leituras e trabalhos que, muitas vezes, pareceram intermináveis. Encaramos cinco estágios para além da sala de aula, promovemos diálogos que, às vezes, se transformaram em discussões. O que você quer ser quando crescer? Hoje estendemos as mãos em juramento e afirmamos com ousadia o que queremos ser. As respostas infantis tomam hoje apenas um divertido lugar na memória, pois no presente se concretiza uma resposta: “Eu quero ser psicólogo”. Psicólogo gente, com técnica, com método, com teoria, com ciência, e como Jung disse, acima de tudo tocando almas humanas sendo apenas outra alma humana” refletiu Karen.
Paraninfa das duas turmas, a professora Flávia Karine Frigo, expressou sua gratidão por ser a escolhida de todos recém diplomados biomédicos e psicólogos da noite. “Que momento lindo e gratificante! Que orgulho vê-los aí. E quanta honra sinto por estar aqui, com vocês, nesse momento. Gratidão pela lembrança de meu nome, gratidão por acreditarem que algo que eu pense ou fale possa ser relevante para vocês, nesse dia tão especial. Há quem diga que o paraninfo é aquele que profere a última aula, talvez a mais difícil, já que vem acompanhada de lembranças saudosas. Minha dica para vocês, é de que sejam poetas livres de suas histórias, mas que usem essa liberdade com responsabilidade, com ética, e que jamais lhes falte energia para exercitar a generosidade, bondade e compaixão”, aconselhou.
A presidente da sessão solene foi a professora Fernanda Guglielmi Faustini Sônego, diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc. Ela parabenizou os formandos e formandas com um recado de mãe para filho ou filha. “Um abraço muito afetuoso aos nossos mais novos graduados e graduadas em Biomedicina e Psicologia. Quero dizer da imensa alegria em compartilhar junto de vocês esta noite tão esperada e sobretudo especial. Sinto-me honrada e sobretudo lisonjeada e estar com vocês nessa noite, representando a nossa reitoria Luciane Ceretta, neste ato que é tão significativo. Talvez hoje vocês estejam refletindo sobre o que passaram enquanto graduandos e graduados, mas tenho certeza que estão pensando também no que enfrentaram pela frente. Quando vocês tiverem medo, isso vocês terão, lembrem-se que o medo incapacita mas ele pode ser também a mola propulsora que os levará a desafios, a superação e a grandes conquistas. Vocês se graduaram hoje e estes títulos que estão obtendo hoje é para auxiliar o outro. No cumprimento de seus juramentos, ajudarão a sociedade em suas necessidades, então sejam o tempero ideal na vida das pessoas. Sejam muito felizes! ”, ponderou.
A cerimônia ainda contou com a ilustre presença da representante do Conselho Estadual de Biomedicina, Simone Rossetto, que entregou aos concluintes seus registros provisórios do Conselho, para o exercício da profissão de biomédico.
Autoridades convidadas dos formandos de Biomedicina:
Patrono de Biomedicina: professor Hugo Galvane Zapelini
Homenageados de Biomedicina: professores Emanuel de Souza, Guilherme Bianchini e Bethina Trevisol Steiner
Autoridades convidadas dos formandos de Psicologia:
Patronesse de Psicologia: professora Graziela Amboni Machado Menezes
Homenageados de Psicologia: professoras Amanda Castro, Dipaula Minotto da Silva e Elenice de Freitas Sais
Relação dos formandos de Biomedicina:
Alice Ferreira Inácio
Aline Cristina Vieira de Lima
Ana Claudia Candido de Bittencourt
Angélica Gaspodini Zeferindo
Débora Silva da Conceição
Dhyana Iris Peruchi Bardini
Élsio Octávio Chipindo
Fabiana Capelani Borges
Fernanda Cechinel da Silva
Fernando Fóls da Silva
Gabriel Bis Meller
Isadora Btencourt Martins
Isadora Santa Helena Borges
Jaqueline Lineburguer
Jefté Macário Lourenço
Jéssica Kleber
Jorge Machado de Aguiar Geraldo
José Aldanir Ronzani
Karolyne de Piêri Pickler
Laís Bitencourt Dacorégio
Lara Lóss
Laura Colonetti
Luára Maria de Souza Rocha
Maíris Scarabelot Biella
Maria Laura Fraga Ghislandi
Maria Vitória Demétrio Silva
Mario Antonio Dagostin
Piêtro Coelho Zanatta
Taise de Souza Possamai Della
Thales Luis Martins
Viviane Colombo Cordova
Viviânia Ferreira Casagrande
Relação dos formandos de Psicologia:
Arthur Miguel Pedrí Gomes
Áudrey Costa Padilha
Beatriz da Silveira Luiz
Carlos Yhorra Velho Dos Santos
Carolina Scarpatto
Cintia Macedo Teixeira
Dáfne Gnoátto Freitas
Gabriel de Souza
Helena de Quadros Vicente
Julia França Ferreira
Kaciély da Silva Martins
Karen Kassandra Karkle
Kêimily Caetano Vieira
Larissa Mazzucco Bianco
Leonardo Colossi Torres
Leticia Hobold Kammer
Maiara Dias de Matos
Maria Antonia Denski Grings
Maria de Jesus Barros Náli
Maria Eduarda Delfino das Chagas
Maria Paula Costa Defáveri
Marina Barbosa Albano
Marizéli Santos da Silva
Priscila de Bem Geraldi
Valídia Helena Musskópf de Ramos
Vinicius Silva de Valentim
- Foram 61 novos profissionais que colaram grau nesta terça-feira / Fotos: Décio Batista / AgeCom