O Ginásio de Esportes de Criciúma receberá, neste sábado (9/11), o 1º Festival Unesc de Judô, das 9h às 11h30. Atletas, professores, familiares e o público em geral terão a oportunidade de assistir a competições amistosas, apresentações e atividades voltadas para o desenvolvimento do esporte e integração da comunidade.
O coordenador do curso de Educação Física da Unesc, Joni Marcio de Farias, destaca a importância da curricularização da Extensão em atividades como essa. “O evento é mais uma oportunidade que coloca a Extensão no currículo dos acadêmicos, oportunizando a prática dos conhecimentos adquiridos na disciplina. A curricularização da Extensão no curso de Educação Física é um dos pontos fortes, pois envolve os estudantes na organização de eventos para a comunidade, como é o caso deste, voltado para as crianças, por meio da disciplina de Lutas”, detalha
Este evento faz parte da curricularização da Extensão da disciplina de Lutas do curso de Educação Física. Seu objetivo é proporcionar uma experiência prática aos participantes, ao mesmo tempo em que promove valores associados ao Judô.
Duas associações de Judô do Sul de Santa Catarina também estarão presentes: a Associação das Academias e Escolas de Criciúma e a Associação do Sul de Santa Catarina, que inclui as academias de Tubarão. Cerca de 100 crianças, com idades entre 3 e 13 anos, participarão de apresentações e competições.
Conforme o professor responsável pela disciplina de Lutas, Romulo Luiz da Graça, o festival foi elaborado pelos alunos da segunda fase do curso de Educação Física e contou com participação ativa de todos desde o início da proposta. “Este evento, que é a primeira edição do Festival Unesc de Judô, foi desenvolvido pelos acadêmicos da segunda fase. Eles estiveram envolvidos desde a elaboração do projeto até a organização e execução do evento”, destaca.
A estudante da segunda fase do curso de Educação Física, Sarah Valentim Américo, também comentou sobre a importância do evento para a formação: “O projeto de Extensão tem como objetivo dar essa vivência prática, onde podemos até mesmo participar da organização do evento, como aconteceu. Essa experiência é valiosa para nossa formação acadêmica e profissional, pois amplia nossa visão sobre as possibilidades de atuação na área.”
O evento será realizado no Ginásio de Esportes de Criciúma, com entrada gratuita e aberto ao público geral. Durante o horário das 9h às 11h30, o público poderá acompanhar apresentações, assistir às competições e participar de atividades interativas. Não será necessário realizar inscrição prévia. As competições são voltadas para atletas já envolvidos nas atividades de Judô da Unesc e parceiros.