Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Educação

Unesc inicia pós-graduação sobre Transtorno do Espectro do Autismo

Especialização iniciou com Aula Inaugural que tratou do tema. (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)

Com a intenção de promover a qualidade teórico prática de profissionais, a Unesc lançou o curso de Pós-Graduação especialização em Transtorno do Espectro do Autismo – Perspectiva Multidisciplinar.

Entre os objetivos da iniciativa está favorecer o reconhecimento de sinais e sintomas característicos do Transtorno do Espectro Autista (TEA); qualificar profissionais que atuam nas áreas da educação, assistência e saúde quanto a melhor forma de intervenção, e estimulação da criança com TEA, além de compreender a dinâmica neuropsicomotora do desenvolvimento infantil e apresentar metodologias de intervenção baseadas em evidências.

“O que verificamos, de acordo com solicitação de municípios da região, é a necessidade de integrar os profissionais que atuam nesta área para que tenham um trabalho em rede, ou seja, o professor atuar junto aos saberes de outras áreas como Psicologia, assistência social e jurídica, entre outras”, comenta o representante da coordenação de pós-graduação Latu Sensu, Denir Barbosa da Cruz.

Todas as informações sobre o curso estão disponíveis no link: https://www.unesc.net/transtorno-do-espectro-do-autismo-perspectiva-multidisciplinar.

Um dos coordenadores da especialização, Zolnei Vargas de Córdova, lembra que as aulas iniciam no dia 27 de setembro. Segundo ele, o curso parte da importância de uma organização diferenciada no atendimento às pessoas com TEA. “Na finalização da pós-graduação, iremos trabalhar com supervisão em quatro eixos: Psicologia, Educação, Jurídico e Saúde enquanto diagnóstico em que os estudantes terão todo o preparo com teoria e prática”, cita.

Aula Inaugural

A aula inaugural, ministrada por Eduardo Medeiros e Julia Scalco Pereira, teve como tema “O Sujeito Dentro do TEA: O que dizer para começo de conversa?”, que teve o objetivo de contribuir com o desenvolvimento dos profissionais ao colocar em prática os melhores métodos e estratégias de forma multidisciplinar, com foco no atendimento da pessoa que esteja no espectro do autismo e família.

“Falamos sobre o que é o Autismo, de onde ele veio, para onde nós iremos e quais as bases neurológicas e cerebrais desta condição que afeta cada vez mais crianças e adultos no mundo inteiro, independente da classe social, sexo, religião e local onde habita. Uma pós-graduação como esta é importante, pois a Unesc é uma Universidade que tem uma grande bagagem de conhecimento e cultura na nossa região, sendo uma das instituições mais bem preparadas para implementar um curso que capacita profissionais para atuar nesta área que cresce a cada dia”, salienta Medeiros, que atua como Neurologista Infantil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *