A terça-feira (18/10) foi de encerramento de ciclo em Arroio do Silva. Nesta data o formador de gestores Ricardo Luiz De Bittencourt esteve no município passando de escola em escola como forma de finalizar o ciclo de trabalhos que vêm sendo realizados ao longo de todo o ano letivo com professores e gestores.
Ricardo faz parte da Comissão de Formação Continuada Externa da Unesc, vinculadas as diretorias de Ensino e Extensão da Universidade, parceira na qualificação dos profissionais do Município por meio de encontros presenciais e virtuais.
Conforme o professor, a ação possibilitou a discussão sobre a formação dos gestores, sobre o Projeto Político Pedagógico das escolas, sobre importância do planejamento nas unidades escolares, as funções sociais da escola e acerca do papel do gestor diante dos desafios da prática pedagógica nos dias atuais. “Hoje finalizamos com o encontro dos gestores em visitas a todas as escolas. Esses encontros são importantes para analisarmos as especificidades de cada escola, trocar experiências e conversar sobre os desafios, que muitas vezes são os mesmos em diferentes espaços”, destacou.
A presença da Universidade por meio da sua liderança nos encontros, conforme Ricardo, foi muito bem recebida. “Fomos imensamente acolhidos pelo Município, pela Secretaria de Educação e por todos os professores e gestores com os quais tivemos contato ao longo dos encontros”, acrescentou.
Para o professor, Arroio do Silva se mostrou um grande exemplo no investimento na formação continuada não só de professores, mas também de gestores, reconhecendo a importância de cada um dos papeis. “Prova disso é que estamos iniciando um processo de avaliação do Plano Municipal de Educação e prospectando a construção da Proposta Curricular para o Município”, salientou também.
A tarde de visitas foi coroada ainda com encontros do professor com egressos dos cursos de Licenciatura da Universidade. “Em cada ponto que passamos encontramos ex-alunos atuando nos espaços de formação. Isso é uma grande recompensa. Nesses momentos acabamos percebendo ainda mais o impacto direto da Universidade na educação em diferentes níveis por toda a região”, acrescentou Ricardo.