Dezenas de estudantes e professores dos cursos de graduação em Artes Visuais e Teatro da Unesc partiram, no última final de semana, a Porto Alegre especialmente para conferir de perto a 13ª Bienal do Mercosul. O grupo esteve na capital gaúcha no domingo (16/10) para uma viagem de estudos com o objetivo ampliar o repertório de arte contemporânea dos participantes.
Conforme a coordenadora do curso de Artes Visuais, Daniele Zacarão, esta foi uma oportunidade de os estudantes terem contato direto com a produção de artistas de diferentes países e culturas, além de vivenciar espaços culturais significativos da cidade de Porto Alegre, como o Farol Santander, Memorial do Rio Grande do Sul, Museu de Artes do Rio Grande do Sul (MARGS), Casa de Cultura Mário Quintana, Cais Mauá, Instituto Caldeira e Fundação Iberê Camargo.
Com a temática “Trauma, sonho e fuga” a Bienal levantou o que chama de “uma equação de três conceitos que buscam evidenciar o enigma do indizível”.
O evento conta com a obra de 99 artistas, de 23 países diferentes, em mais de 10 espaços culturais de Porto Alegre com exposições que se dividem entre obras que ativam o espaço urbano e mostras coletivas apresentadas em espaços tradicionais e em novos locais da cidade.
O projeto educativo tem curadoria pedagógica de Germana Konrath e vem acontecendo desde julho, por meio de ações em diversas plataformas e formatos, a fim de promover a qualificação do ensino da arte e a construção de um pensamento crítico e criativo de modo continuado.