Pesquisadores e acadêmicos da Unesc estão envolvidos neste mês de março em mais um evento que promove a internacionalização do conhecimento. Por meio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e a Área de Humanidades, Ciências e Educação (HCE), a Universidade participa do Segundo Seminário Iberoamericano Educação, História e Memória: Políticas, Pedagogias e Práticas Educativas, projeto realizado em parceria com o Instituto Universitário de Estudos Sociais de América Latina (IUESAL), da Universidade de Alicante, da Espanha, e do Tecnológico de Antioquia-TdeA Medellín, da Colômbia. A ação, que já contou com o primeiro encontro virtual na última semana, contará com atividades nos dias 17 e 24 de março.
Entre os profissionais da Unesc que lideram a iniciativa internacional estão os professores professor Ismael Gonçalves Alves (PPGDS/HCE) e as professoras Giani Rabelo (PPGE/PPGDS) e Giovana Ilka Jacinto Salvaro (PPGDS/PPGD). Conforme Ismael, o evento visa estreitar os laços institucionais no espaço ibero-americano, fortalecendo o compromisso da Unesc com a internacionalização. “O seminário, que está na segunda edição, foi pensado como um espaço de reflexão por parte de especialistas de diferentes áreas de conhecimento que possuem como objeto comum a educação, partindo do princípio que a cultura escolar passou e passará por mudanças que exigem uma abordagem interdisciplinar que considere as complexas relações que se estabelecem em nossas sociedades”, explica.
Nesta perspectiva, conforme o professor, entende-se que das mudanças as quais a escola está submetida requerem uma perspectiva internacional que permita pensar as diferentes realidades, problemas e propostas de solução, a partir do espaço ibero-americano. “Desta forma, o evento contará com três mesas de discussão que, numa perspectiva histórico-educacional, abordarão questões relativas às políticas, pedagogias e práticas educativas dos séculos XX e XXI. As três mesas de discussão se propõem a analisar e debater iniciativas educativas que ao nível político, pedagógico e prático têm desenhado experiências alternativas aos padrões estabelecidos em diferentes momentos dos séculos XX e XXI”, acrescenta.
As temáticas das mesas de discussão foram dividas entre Modernidade e políticas educacionais, Pedagogias alternativas e Práticas educativas inovadoras. Além dos organizadores, participarão ainda das mediações das mesas as professoras Michele Gonçalves Cardoso (PPGDS/História), Michelle Maria Stakonski Cechinel (Ciências da Religião/História) e Camila Serafim Daminelli (HCE).
Programação:
17 de março:
Mesa 02: Pedagogias alternativas. (11h-14h Colômbia; 13h-16h Brasil; 17h-20h Espanha)
24 de março:
Mesa 03: Práticas educativas inovadoras. (11h-14h Colômbia; 13h-16h Brasil; 17h-20h Espanha)