Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Educação

Acadêmicas de Enfermagem apresentam resultado de pesquisa com foco no serviço de saúde de Sombrio

Distrito Boa Esperança conheceu novo projeto para saúde local (Fotos: Divulgação)

A Prefeitura de Sombrio, através da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou, na última semana, um projeto novo para a saúde da comunidade do Distrito Boa Esperança e do interior do município. O projeto faz parte da pesquisa de estágio das alunas Rafaela Maciel e Patrícia Maciel, acadêmicas do curso de Enfermagem da Unesc, que tem como objetivo conhecer as demandas da comunidade, apresentar para equipe e as lideranças da comunidade junto à gestão, para que possam planejar as mudanças necessárias conforme solicitação da população.

A pesquisa das estudantes ocorreu do dia 14 a 22 de setembro. Os dados foram coletados presencialmente na Unidade de Saúde e por meio de visitas domiciliares das Agentes Comunitárias durante o período correspondente, entrevistando, no total, 275 pessoas.

Como resultado do estudo, a principal demanda levantada foi a necessidade de aumento do período para agendamento de consultas, já que anteriormente o serviço era feito uma vez por semana, e, conforme a comunidade, poderia ser alterado para dois dias por semana. “Poderemos até fazer de um dia para o outro para agilizar o serviço e tornar mais cômoda a vida dos pacientes do interior”, comentou a professora orientadora Carine Cardoso, que também é diretora de Planejamento da Saúde de Sombrio.

Conforme a prefeita do Município, Gislaine Cunha, o trabalho realizado pelas acadêmicas foi de grande valia ao serviço de saúde de Sombrio. “A presença de estudantes da Unesc em um momento destes, para ajudar a comunidade e a gestão, é muito importante, pois aumenta nossos braços, aumenta nossa capacidade e nos faz também ter outros olhos para enxergar as necessidades que vão além da demanda diária. Foi uma apresentação muito boa e certamente daqui sairão ações concretas que vão fazer aquilo que temos como objetivo: melhorar a vida do sombriense”, comentou a prefeita.

Dentro da apresentação, Rafaela e Patrícia também solicitaram alterações físicas na Unidade de Saúde, apresentando, inclusive, projeto de reforma, que deve sair do papel no máximo em 2022, conforme as projeções do Município. Entre as sugestões esteve ainda a reabertura de microunidades nas comunidades de Garuva e Retiro da União.

“Vamos reabrir estes pequenos postos para atender demandas locais rotineiras, pelo menos um período por semana em cada uma das comunidades. Assim a saúde vai se aperfeiçoando e continuamos tendo Sombrio como referência na região em saúde pública”, conclui Gislaine.

Além da prefeita, o Secretário Municipal de Saúde, Rafael dos Santos Silva, os vereadores Dimi Cardoso e Juvenil Colares, servidores da Secretaria Municipal de Saúde e do próprio posto do bairro, como a enfermeira responsável Daiane Zocche Daros, participaram da reunião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *