Aditt

Vencedores da Feira de Inovação e do Inova Jovem recebem premiação

Propostas da Unesc envolveram mais de 300 estudantes em busca de inovação para solucionar demandas sociais (Fotos: Leonardo Ferreira)

Dedicação, protagonismo estudantil e inovação foram alguns dos elementos que marcaram a última semana na Universidade. Isso porque a Feira da Inovação e o Inova Jovem Unesc mobilizaram mais de 300 estudantes de Ensino Médio e de Graduação na busca por soluções de problemas reais com ideias criativas. Após dias e noites de trabalho, na elaboração de projetos que podem ir além da simples participação, os vencedores dos dois eventos foram contemplados em uma cerimônia de premiação nesta quinta-feira (5/11).

Apesar de eventos diferentes, ao propor a Feira e o Inova Jovem, a Unesc disponibilizou sua expertise e de parceiros para auxiliar cada um dos inscritos na concretização do projeto apresentado. Conforme o diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unesc, Oscar Montedo, o suporte prestado pela Instituição não terminará e as equipes terão na Universidade um espaço para pôr em prática o que foi pensado. “Gostaríamos que continuassem aqui. Toda a infraestrutura e potencial que a Unesc tem pode ajudar no desenvolvimento das propostas. O céu é o limite. Se cada uma das equipes vencedores chegou até aqui é porque tem o talento e o que for preciso para transformar o projeto em algo real”, afirmou.

Em destaque no Inova Jovem, a equipe Brilhantes Mentes, do Cedup Abílio Paulo, comemorou a conquista de bolsas de estudos para graduação, um Apple iPad 7ª Geração para cada um e o troféu destaque de 1º lugar. Para Renata Dagostim Laurindo, integrante do time vencedor, a conquista só foi possível pelo empenho de cada pessoa que se apresentou para contribuir. “Um projeto tão incrível e necessário. Agradecemos cada elogio, cada aprendizado e cada crítica construtiva que tivemos ao longo desse projeto”, afirmou.

Ela, a colega Amanda Sá dos Santos e o professor Felipe Torquato Vieira participaram de todas as fases do Inova Jovem. Foram quatro meses de qualificações individuais e em grupo, capacitações, lives, ações de mentoria e uma jornada de inovação. Cada etapa serviu de preparação para o desafio final: a construção de um projeto capaz de responder “Como a inovação pode transformar a educação?”. “Criamos uma plataforma que conecta alunos e professores, mesmo que de instituições diferentes, para a construção de projetos colaborativos. Além disso as ideias desenvolvidas podem ser premiadas por universidades parceiras da plataforma. Outro serviço vai permitir que empresas postem suas demandas anonimamente e estudantes ofertem soluções, criando a oportunidade de parcerias e até estágios”, explicou Amanda.

Diferente do Inova Jovem, a Feira da Inovação foi um evento mais pontual. Realizado dentro da Semana de Ciência e Tecnologia, as ideias foram apresentadas em sessões de pitches. Cada participante ou equipe teve a oportunidade de detalhar sua iniciativa e ouvir sugestões e críticas construtivas de profissionais e especialistas que são referência em inovação, como presidente da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina), Fábio Zabot Holthausen.

Após os pitches, a proposta vencedora foi da equipe Adas Time, com foco voltado ao público infantil feminino, em especial da faixa etária de 6 a 7 anos. Criado por Tamires Barbosa da Silva, Suelen Barbosa da Silva Vergínio, Enzo Mellos Trichês e Emilly Nauana Marques Rodrigues, o projeto foi criado com base em dados que apontam que meninas nesta idade são desmotivadas a se interessarem a temas complexos e de ciência.

Então, a equipe elaborou um aplicativo educativo com o objetivo de inserir as mulheres no aspecto representatividade, incentivando meninas no interesse de temas complexos e de mais oportunidades. “Ada a raposa cientista” seria o personagem utilizado na ferramenta para levar as participantes a se interessarem e aprenderem sobre temas importantes e instigantes para seus futuros. “Só temos a agradecer. Ter este projeto dentro de uma Universidade, que abre suas portas, é algo que motiva muito”, agradeceu Suelen.

Todos os integrantes da equipe melhor colocada receberam um echo dot, um airdots, um apple watch e um smartwatch. Além disso, todos os membros terão incentivos de educação na Unesc.

A premiação foi conduzida pelo coordenador do NIT (Núcleo de Inovação e Tecnologia) e da Feira, Evânio Ramos Nicoleit, e pelo assessor de inovação da Universidade, Christian Engelmann. Também prestigiaram, representando as comissões organizadoras, a coordenadora da Semana de Ciência e Tecnologia, Merisandra Côrtes de Mattos, e Melissa Watanabe e Cristiane Dias. A coordenadora Regional de Educação, Ronisi Cristina Guimarães, e a equipe de direção e pedagógica do Cedup também estiveram no evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *