O dia do estudante no Colégio Unesc é tradicionalmente uma data comemorada com brincadeiras, competições esportivas, lanches diferenciados e aprendizados. E assim foi, mesmo em meio ao distanciamento social. Nesta terça-feira (11/8), via Google Meet, a comunidade escolar viveu um dia especial, pensado pelos professores, coordenação e direção, que engajou os alunos do Ensino Fundamental e Médio em um desafio, oficinas, representações de arte no show de talentos e atividades esportivas via ferramentas digitais.
A diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira, conta que manter a comemoração na data foi uma unanimidade entre os alunos, direção e professores, prezando sempre pelo bem-estar e a integração dos participantes. “A mesma espera pelas comemorações presenciais foram percebidas para este dia virtual. Os professores estavam engajados para proporcionar uma grande experiência, e os alunos esperaram com grande expectativa. Certamente foi algo que ficará marcado positivamente e a participação dos alunos é o que nos motiva a continuar”, destacou.
Conforme a diretora, foram diversos momentos, com um cuidado essencial para a acessibilidade de cada um, e com pensamento nas possibilidades que o mundo virtual oferece. Além das atividades específicas para cada turma, ao longo do dia foram realizadas oficinas de criação de personagens, lettering e mandalas, e um desafio coletivo de atividades físicas.
O estudante Marco Antônio Heleodoro, do Ensino Médio, aproveitou as oficinas da manhã, e destacou a oportunidade para aprender coisas novas e aperfeiçoar habilidades que já tinha. “Os professores estão de parabéns. Foram ideias incríveis, com ótimas propostas, tanto para quem já conhece sobre os assuntos, tanto para quem quer aprender”, afirmou.
A escola é transportada para dentro de casa
Uma conexão que envolve os alunos e a família. Foi assim que Richarles Souza de Carvalho descreveu o dia especial. Ele é o pai da Clara Fernandes de Carvalho, aluna do terceiro ano do Ensino Fundamental, e acompanhou a dinâmica da data de perto. “Foi diferente, como tudo que vem acontecendo. Ainda assim, muito do que faz a data especial se manteve, ela se fantasiou e se energizou como se estivesse indo comemorar com seus colegas”, contou.
A fantasiada Clarinha aproveitou todos os momentos da comemoração, participando de tudo que podia. “Foi muito legal. A aula foi diferente, com mais brincadeiras. Até os professores estavam fantasiados”, comemorou.
O Dia do Estudante é comemorado, no Brasil, no dia 11 de agosto. A data foi sugerida em 1927, em homenagem aos cem anos de fundação dos dois primeiros cursos de ciências jurídicas do país.