CSA

Curso de Direito da Unesc figura entre as instituições escolhidas para julgamento simulado do STF

Chamada de “STF Moot”, ação será realizada em etapas remota e presencial  (Foto: Arquivo/Agecom/Unesc)

O curso de Direito da Unesc está entre as 343 Instituições de Ensino Superior de todo o país que tiveram suas inscrições homologadas para participar do 1º Julgamento Simulado do Supremo Tribunal Federal — o “STF Moot”. A iniciativa tem como objetivo incentivar o estudo do Direito Constitucional e proporcionar formação prática aos estudantes por meio da simulação do julgamento de um caso hipotético.

A divulgação das instituições participantes foi realizada na última semana. Conforme o Supremo Tribunal Federal, apenas uma equipe por instituição foi autorizada. A divulgação do caso fictício, inicialmente marcada para 9 de maio, foi adiada para o dia 15.

Para a coordenadora do curso de Direito da Unesc, Márcia Piazza, a participação no julgamento simulado do STF é motivo de orgulho e reforça o papel da Universidade na formação de profissionais comprometidos com a justiça e a cidadania.

“Estar entre as Instituições homologadas é um reconhecimento da qualidade do nosso Ensino e da dedicação dos nossos estudantes e professores. Essa é uma oportunidade única de vivenciar na prática o funcionamento da mais alta instância do Judiciário brasileiro, além de fortalecer o protagonismo acadêmico dos nossos estudantes no cenário nacional”, disse.

Participarão os estudantes: Antoniel Sebastião Costa; Caroline Ávila Gonçalves; Eduardo Búrigo; Flávia Muffato de Oliveira; Lívia de Araújo Sampaio; e Mailson Feliciano de Oliveira.

O STF Moot será realizado em duas etapas. A primeira, de caráter remoto, exigirá das equipes a elaboração de dois memoriais escritos que serão avaliados por uma banca especializada. Os dois grupos com as maiores pontuações avançam para a fase final, que será realizada de forma presencial na sede do Supremo, em Brasília, com data a ser confirmada em agosto.

Na grande final, os estudantes participarão de uma sessão simulada de julgamento, com sustentação oral e arguição diante de uma banca composta por ministros, professores, assessores e juristas convidados. A simulação será aberta ao público e contará com cerimônia de abertura e encerramento. A equipe campeã será aquela que alcançar a melhor pontuação geral na etapa final.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *