
Na manhã desta quarta-feira (3/12), alunos do 6º ano do Colégio Unesc participaram da formatura do programa Defesa Civil na Escola, em cerimônia realizada na Instituição. O programa trabalha com turmas do Ensino Fundamental – Anos Finais, com foco no ensino, na aprendizagem, na participação e na criatividade. A proposta da Defesa Civil de Santa Catarina busca ampliar a resiliência das comunidades frente a eventos adversos.
As atividades envolveram conteúdos de diferentes áreas do conhecimento, com propostas que estimulam a reflexão, a expressão e a responsabilidade social dos estudantes.
Confira também:
Colégio Unesc passa a receber o programa Defesa Civil na Escola
Alunos do Colégio Unesc participam da formatura do Programa Defesa Civil na Escola
Colégio Unesc forma segunda turma do Programa Defesa Civil na Escola
“Este é um ato solene e de grande significado. Cada formatura representa uma responsabilidade para o ambiente em que vocês vivem. Quando participamos de um projeto como este, somos chamados a atuar de forma positiva na sociedade”, afirmou a diretora do Colégio Unesc, Marcela Gava.
“Quando estamos diante de um risco, a primeira coisa a fazer é proteger a nós mesmos e cuidar de quem está ao nosso redor. Esse conhecimento representa um privilégio que muitos não tiveram no tempo de escola. Vocês podem dizer que agora são formados pela Defesa Civil. Levem esse conhecimento para a vida”, acrescentou.
Educação para a prevenção
Durante a cerimônia, os formandos receberam um certificado atestando a conclusão do programa. Além disso, foram empossados os alunos que farão parte do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Defesa Civil (Nepedec).
A professora responsável pelo programa no Colégio, Daiane Paes, definiu o percurso como uma jornada de aprendizado e cidadania. “Quando o conhecimento faz sentido, ele se transforma em atitudes capazes de salvar vidas. A Defesa Civil não é apenas um conjunto de normas, mas um exercício coletivo de responsabilidade. Foram plantadas sementes de consciência, autonomia e solidariedade. Eles se tornam multiplicadores desse conhecimento”, citou.
Pensar antes de agir
Durante as atividades, os alunos aprenderam a reconhecer riscos, a se organizar em situações de emergência e a pensar antes de agir. “Existe um valor muito forte na Defesa Civil que diz: a Defesa Civil somos todos nós. A mudança de cultura começa na escola. O conhecimento muda comportamentos e salva vidas”, enfatizou o subtenente da Defesa Civil, Carlos César da Silva.
Há mais de dez anos, o programa Defesa Civil na Escola promove ações que ampliem a resiliência nas comunidades, nos estudantes e na população frente a ocorrência de eventos adversos. Ele é um instrumento de ação para a redução da vulnerabilidade, tanto de cenários quanto de sujeitos, atuando na redução de danos; na prevenção; na mitigação e na preparação por meio de estudos básicos sobre gestão de riscos e gestão de desastres; cidadania; meio ambiente e segurança global.
- Alunos do 6º ano recebem certificados após atividades teóricas e práticas voltadas à prevenção e à resiliência. (Fotos: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc)































































































