A noite do dia 23 de novembro de 2024 certamente entra para aquelas datas especiais e únicas na vida dos formandos do Terceirão do Colégio Unesc 2024 e seus familiares. Assim como a noite está marcada para sempre na história da escola e da Universidade, o momento estará também nas lembranças especiais dos 50 alunos e seus familiares, que celebraram juntos em uma cerimônia cheia de encanto realizada na AM Master Hall.
Produzidos, com vestidos e trajes dignos de príncipes e princesas, 50 estudantes findaram a vida escolar com direito a canudo entregue pela Diretora de Ensino Presencial da Unesc, Gislene Camargo, representando a reitora Luciane Bisognin Ceretta, e a esperada contagem regressiva.
Escolhidos para dar voz a todos os formados, Carlos Henrique da Silva Paim e Nátaly de Souza Lumertz demonstraram em palavras e jogo de cintura o quão preparada estão as turmas para enfrentar a nova fase de vida que está por vir. A dupla emocionou os presentes ao recordar momentos e agradecerem os tantos personagens dessa história.
“Foram essas vivências, tanto as alegres quanto as difíceis, que nos moldaram, nos uniram e nos tornaram quem somos hoje: mais fortes, mais determinados e prontos para seguir adiante. Cada história que vivemos juntos, desde os pequenos momentos no pátio até as grandes conquistas em sala de aula, ficará marcada em nossas lembranças”, destacou Nátaly.
As lembranças que estarão sempre na memória, conforme Carlos, serão do carinho e da empatia que tiveram uns com os outros no decorrer desses anos, e da sensibilidade que os professores e funcionários demonstraram em momentos de dificuldade.
“Agora, cada um de nós seguirá seu caminho, seja na faculdade, no trabalho ou em novas aventuras. Não somos mais as mesmas pessoas que éramos quando entramos nesta escola, e nem seremos os mesmos ao sair. O importante é lembrar que estamos prontos, com tudo o que aprendemos aqui, para trilhar um futuro de sucesso. A jornada não será fácil, mas com coragem e determinação, não há limite para o que podemos alcançar. Que continuemos a nos esforçar, a aprender e a acreditar em nosso potencial.”, disse o formando.
Em nome da Universidade, a diretora Gislene foi quem dedicou algumas palavras aos mais novos formados a quem teve a honra de entregar o certificado, lembrando-os que a noite é a coroação de uma série de momentos e fases da vida de cada um.
“Hoje é um dia especial, porém, ele é a soma de muitos dias, de muitos outros dias. Só no Ensino Médio, vocês tiveram em média 600 dias letivos, o que corresponde a 14 mil horas! Bastante tempo, né? Mas a vida não é, e não pode ser definida só em números. Vocês viveram cada dia, construíram relações, estudaram, tiveram momentos difíceis e de celebração. E isso faz parte, porém, eu tenho certeza, que nesse tempo vocês construíram uma base teórica importante e estão saindo bem preparados”, garantiu.
Confiança na escolha do Colégio Unesc
Marcela Gava, diretora do Colégio Unesc, fez questão de agradecer aos pais e responsáveis dos formandos pela confiança dedicada à escola para a formação de seus filhos. “Obrigada por confiarem a nós o ensino de seus filhos, investir e apoiá-los na busca do conhecimento. Além de presenteá-los com o dom precioso da vida, vocês foram, sem dúvida, o principal abrigo. Sem a presença de vocês nada disso seria possível, visto que, conviver, aprender e receber carinho dos pais é muito importante para uma formação saudável, fomentando boas referências e valores para toda vida. Dessa forma, expresso minha gratidão por abraçarem conosco a responsabilidade e toda parceria durante o processo de formação de nossos alunos do terceirão”, pontuou.
As conquistas das turmas, conforme Marcela, é motivo de celebração por todos, desde a reitoria, professores, coordenação, corpo administrativo e pedagógico, estagiários, vigilantes, equipe da limpeza e tantos que são pilares responsáveis pela construção diária do Colégio. “Desejo que onde quer que estejam, sejam indivíduos motivados e íntegros, inspirados pelo amor à humanidade e guiados pela sabedoria. Comemoramos, nesse momento, as novas portas que se abrem, os novos caminhos a trilhar, os novos planos e os sempre bem-vindos sonhos. Desejo que a rede de relacionamentos formada, ajude a dar sustentação a estes novos caminhos”, acrescentou a diretora.
Inquietação para fazer a diferença
O coordenador do Ensino Médio, Gian Carlos Marangoni da Silva, deixou também uma mensagem aos estudantes, destacando uma qualidade fundamental para que se tornem protagonistas juvenis. “Essa qualidade é a indignação, a inquietação face aos fatos do dia-a-dia, às injustiças, às misérias, às violências. Só é possível ter essa qualidade quando olhamos para os lados, quando nos atentamos para além do nosso universo pessoal e familiar, gerando soluções para a vida em sociedade”, pontuou.
De acordo com Gian, ser protagonista é cuidar do que é bem comum, preservar a integralidade e respeitar a dignidade do outro. “Ser protagonista é não depender do brilho de alguém, é, na verdade, ser luz para as pessoas”, acrescentou o coordenador.
A noite foi coroada ainda com homenagens aos alunos “Unesc desde Sempre”, os quais estudaram desde o 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio na escola; além de homenagens aos professores e aos pais com direito a música cantada pelos próprios formandos sob a regência do professor Bruno Netto.
As professoras homenageadas das turmas de formandos foram as docentes Beatris Pizzoni de Freitas e Michele Coral Dutra.