O Colégio Unesc honrando as cores da cidade conquista mais um título para reforçar a hegemonia da capital do futebol catarinense. Como presente pelo aniversário de 99 anos de emancipação político-administrativo de Criciúma, as alunas carvoeiras de 11 a 14 anos, sagraram-se bi-campeã do Campeonato Catarinense de Futebol Feminino, promovido pela Fundação Catarinense de Esporte, em Xaxim no período de 31 de outubro a 4 de novembro.
A grande conquista invicta com seis vitórias, chegou após o gol do título assinalado pela lateral direita Nathaly, contra as meninas da Escola Municipal Padre Alfredo Kasper, de Guaraciaba, em partida disputada no Complexo Esportivo João Zanotto, na cidade de Xaxim, no oeste de Santa Catarina, pelo placar de um a zero.
A campanha invicta das Meninas Carvoeiras teve início com a vitória maiúscula diante da Escola Básica Municipal Dom Bosco de Xaxim pelo placar de 10 a 0. A segunda vitória veio em cima do time da Escola de Ensino Básico Padre Antônio Vieira, de Anita Garibaldi, pelo placar de 5 a 1. O terceiro confronto, vencido pelo placar de 1 a 0, foi contra a Escola Municipal Padre Alfredo Kasper, de Guaraciaba.
Classificada em primeiro lugar da Chave B, a equipe do Colégio Unesc, bateu nas quartas de final a Escola
Básica Municipal Osny Vasconcellos, de São Bento do Sul, por 3 a 1. Já a classificação para a final foi conquistada pelo placar de 7 a 0, contra a Escola de Educação Básica Irmã Anunciata Sperandio, de Peritiba.
Superação
“Foi com grande alegria e empolgação que acompanhamos nossas alunas no campeonato, durante todas as fases: municipal, microrregional, seletivas e estaduais, sendo invictas em toda a trajetória. O Colégio Unesc representou com orgulho a nossa cidade, sendo a nossa equipe determinada, guerreira, superando em todos os aspectos as adversárias em campo”, comentou a diretora do Colégio, Marcela Gava.
Para a técnica Renata Machado as meninas estavam focadas na competição. “Nossas meninas tiveram muita garra e determinação no objetivo de conquistar o título. Estamos felizes com a conquista do bicampeonato. A partir de agora já mudamos a chave e focamos na final do Catarinense Sub-14 de Futsal”, comentou a treinadora.
A capitã da equipe, Marrie, recebeu com orgulho o troféu e destacou a preparação para o campeonato. “Nos doamos ao máximo para chegar até a final e conseguir o bicampeonato invictas”, ressaltou.
Dois anos de conquistas
A conquista faz parte do Projeto Escolinha Meninas Carvoeiras que o Colégio Unesc, a Universidade e o Criciúma Esporte Clube, desenvolvem em parceria desde março de 2022. A ação comunitária ainda envolve o curso de Educação Física e o Setor de Esporte da Unesc. Além de incentivar as garotas a praticarem o futebol, o objetivo também é descobrir novos talentos para a modalidade.