Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Colégio Unesc/Ensino Fundamental e Médio

Estudantes apresentam trabalhos na Mostra Pedagógica do Colégio Unesc

Temáticas trabalhadas em sala de aula se transformaram em uma verdadeira feira de conhecimento compartilhado (Fotos: Mayara Cardoso/ Agecom Unesc)

O Colégio Unesc realizou, neste sábado (19/10), mais uma edição da Mostra Pedagógica, evento que reúne todos os estudantes da instituição, do 1º ano do Ensino Fundamental até o Terceirão do Ensino Médio, em torno de temáticas estudadas ao longo do ano. A atividade, que segue o formato de uma feira de ciências, oferece aos alunos a oportunidade de preparar seus próprios espaços e apresentações, abordando conteúdos trabalhados em sala de aula e em saídas de campo.

A edição deste ano trouxe temáticas variadas, desde o impacto do carvão mineral até a preservação de tartarugas marinhas. As alunas do 7º ano, Thalia Francisco Vitorino e Clara Elizabeth Martins, apresentaram um estudo sobre os impactos do carvão mineral na região. “Sempre queria saber por que os mineiros ficavam pretos, por exemplo. Com esses estudos, inclusive indo até a Mina de Visitação da nossa cidade, aprendemos muito sobre isso”, explicou Thalia. Clara também celebrou a oportunidade de mostrar o conhecimento adquirido: “Estamos gostando muito de apresentar nossos estudos. Todos os alunos se empenharam e, assim como nós, pensaram cada detalhe para dar seu melhor”, garantiu.

Toda a alegria e a empolgação vista por quem circulou pelo Colégio nesta manhã especial, conforme a diretora Marcela, são reflexo do engajamento dos estudantes, desde os menores até os que já estão concluindo o Ensino Médio, às temáticas propostas.

“O que vimos aqui foi muito conhecimento compartilhado, empolgação e criatividade A Mostra Pedagógica do Colégio Unesc mais uma vez evidenciou o papel transformador da educação em proporcionar experiências práticas e significativas aos alunos, fortalecendo o elo entre escola, famílias e comunidade”, comentou.

 

Famílias envolvidas no processo de ensino-aprendizagem

O evento, contou com a presença dos familiares dos alunos, entre eles Agda Colombo e Vitor Gregoria, que foram prestigiar a filha Rafaela, do 5º ano. A turma de Rafaela explorou o tema das tartarugas marinhas e o impacto do lixo no oceano, tendo visitado o Projeto Tamar, em Florianópolis, e participado de uma ação de limpeza de praia no Balneário Rincão.

Para Agda, o evento é uma oportunidade única para os pais acompanharem o aprendizado dos filhos. “É muito interessante esse tipo de evento, pois é uma forma de os pais terem acesso ao que vem sendo abordado na escola. Sabemos que esses trabalhos são resultado do ano todo de atividades e saídas de campo. Nos sentimos orgulhosos ao vê-los apresentando com suas próprias palavras aquilo que aprenderam”, avalia, orgulhosa.

A coordenadora dos Anos Iniciais, Patrícia Stanger Cardoso, destacou a importância da Mostra Pedagógica para o desenvolvimento das crianças. “Tivemos uma avaliação muito positiva. É realmente bem bacana o envolvimento das crianças com professores ao longo de todas as atividades, que culminam na Mostra Pedagógica. Todas essas temáticas eles vivenciaram na prática de forma significativa e falam com muito pertencimento”, comenta.

Ainda conforme a coordenadora, apresentar para as famílias e outras turmas ajuda os alunos a vencerem a timidez e ganharem confiança desde cedo. “Eles já se dedicam desde pequenininhos para explicar com as suas palavras os aprendizados. Isso é muito importante no desenvolvimento das crianças”, acrescenta.

Para o coordenador do Ensino Médio, Gian Marangoni, a Mostra Pedagógica é um momento de troca de experiências e saberes entre alunos, professores e a comunidade, além de promover a criatividade e a inovação.

“Incentivamos a reflexão sobre metodologias e práticas de ensino, com o objetivo de criar um ambiente de aprendizado mais dinâmico, colaborativo e inclusivo”, destacou Marangoni.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *